IDLES Mother
Reprodução/YouTube

Um grupo no Facebook de fãs da banda britânica IDLES se transformou numa comunidade de apoio e ajuda que tem dado suporte a milhares de pessoas que estão passando por dificuldades.

Há mais de três anos no ar, o AF Gang já chega a quase 30 mil membros que, se no início estavam lá para comentar e exaltar prioritariamente o trabalho da banda, hoje usam o espaço mais para desabafar, conversar e trocar conselhos.

Os assuntos mais tratados no grupo normalmente estão relacionados com transtornos mentais e situações familiares.

Um dos membros da página, o inglês Jonathan Murray, revelou que luta por sua saúde mental há anos e que o grupo salvou sua vida (via @weeklygraphicnews):

A música e as letras da banda me fizeram sentir como se eu não estivesse sozinho. Através do grupo, conheci pessoas passando exatamente pelo mesmo.

Murray afirma que se antes se sentia sozinho e não tinha com quem conversar, chegando inclusive a se medicar para tratar dos problemas, hoje pode contar com os membros do AF Gang. “Eles dizem apenas para você seguir o fluxo e deixar as coisas rolarem”, contou o rapaz.

Grupo de fãs do IDLES

O grupo no Facebook cresceu tanto e ficou tão famoso que chegou ao conhecimento dos próprios integrantes do IDLES.

O baixista Adam Devonshire chamou o grupo AF Gang de “uma coisa maravilhosa” que ele espera que seja replicada em outros lugares.

Um número muito grande de jovens do sexo masculino é instruído e condicionado a não se abrir e a não discutir algumas coisas e, inclusive, há uma alta taxa de suicídio por causa disso.

O músico está feliz com as consequências da página, principalmente por seus fãs terem encontrado apoio e ajuda por lá. “Eles começaram a abrir discussões e permitirem que as pessoas se expressassem e falassem sobre seus problemas”, explicou Devonshire.

Muito do que é discutido no AF Gang nasceu a partir dos temas abordados no segundo disco da banda, Joy as a Act of Resistance, lançado em 2018 e eleito como o melhor disco internacional do ano aqui no TMDQA!. Ele fala, entre outros assuntos, sobre união, racismo e masculinidade tóxica.

O IDLES seria uma das atrações do Lollapalooza Brasil 2020, evento que teve que ser adiado de abril para dezembro por conta da pandemia do novo coronavírus, e que agora, como te contamos aqui, deve ser desmarcado mais uma vez.

AF Gang

Além do Facebook, o grupo se espalhou por outras mídias também, e pode ser encontrado tanto no Instagram quanto em seu site oficial.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!