Steven Tyler e Slash tocando
Reprodução/YouTube

O músico, compositor e produtor Slash, que completa neste mês de Julho 55 anos de idade, é, sem dúvidas, uma das figuras mais icônicas e lendárias do hard rock.

Em atividade desde o início dos anos 80, ele sempre fez questão de expor sua admiração por outro nome bastante influente do gênero, o quinteto norte-americano Aerosmith, liderado pelo performático vocalista Steven Tyler desde 1970.

Em 2005, a revista Classic Rock questionou sobre qual assunto o guitarrista das bandas Guns N’ Roses e Velvet Revolver gostaria de falar, caso tivesse a oportunidade de publicar uma matéria. Prontamente, Slash respondeu que escreveria sobre o seu amor pelo Aerosmith.

Apesar de não ter sido a primeira banda pela qual o músico se apaixonou, já que foi criado no Reino Unido ouvindo The Rolling Stones e The Who, Slash conta que descobrir o Aerosmith durante a adolescência, com o álbum Rocks (de 1976), foi importante para que começasse a tocar guitarra.

Quando eu me mudei para os Estados Unidos, com 13 ou 14 anos, comecei a redescobrir a música. Eu estava a fim de uma garota que tinha o dobro da minha idade. Quando finalmente entrei no apartamento dela, ela colocou Rocks para eu ouvir pela primeira vez. E esse disco transformou a porra da minha vida inteira. Quase parecia que foi escrito para mim. Quando eu escutei, de repente eu entendi o que era a vida. Era essa coisa barulhenta, pesada e gritante, com esse groove realmente sexy. Aquele disco falou comigo diretamente.

Não tenho certeza se comecei a tocar por causa desse disco, mas, certamente, foi por volta dessa época. Um dos primeiros riffs que eu queria aprender foi ‘Back In The Saddle’. Eu acho que tinha 15 anos quando comecei a tocar guitarra e ouvi Rocks um ano ou mais antes disso.

Apesar de ter se dado conta de quem era o Aerosmith com o álbum Rocks, aquele momento de audição não foi, de fato, a primeiríssima vez que o músico ouviu a banda, que, em suas palavras, é responsável por ter lançado “o melhor álbum de rock ao vivo de todos os tempos”, com Live! Bootleg, em 1978:

Lembro-me de ouvir ‘Walk This Way’ no rádio. Lembro-me vagamente de gostar dessa música, mas não sabia quem era Aerosmith. Então, o álbum Rocks me virou de cabeça para baixo. Eu me apeguei a isso – era numa época em que eu não tinha dinheiro, então comprar um disco era uma grande coisa. Em seguida, recebi o Live! Bootleg porque tinha todas as suas grandes músicas. Eu amo esse disco. Esse para mim é o melhor álbum de rock ao vivo de todos os tempos. É incrível. A partir daí, eu tenho todos os discos do Aerosmith.

https://www.youtube.com/watch?v=nM0HrHTfd2E

Steven Tyler, Slash, Dave Grohl e Train em performance de “Walk This Way”, em 2014, durante a festa de aniversário de Howard Stern. Veja mais aqui.

Sobre o que fez com que Slash se identificasse na hora com o Aerosmith, ele disse que via Joe Perry como o guitarrista mais descolado e Steven Tyler como um completo maníaco:

Para mim, tinha tudo a ver com a música, não com a imagem ou estilo de vida deles. Eu realmente não comecei a olhar para as bandas do ponto de vista da imagem até mais tarde. Eu costumava conhecer muitas estrelas do rock quando criança porque meus pais faziam parte dessa cena, então não era um grande problema para mim. Foi só mais tarde, quando comecei a ver revistas de rock, que prestei muita atenção à imagem. Mas eu sabia que eles estavam ótimos. Eles apenas pareciam horrivelmente sujos.

E foi, justamente, no ano em que o Aerosmith lançou Live! Bootleg que Slash viu a banda ao vivo pela primeira vez, apesar do show ter sido detestável e decepcionante, como ele mesmo descreveu:

Em 1978, no World Music Festival – dois dias, 15 a 20 bandas por dia. Ted Nugent e Cheap Trick eram a atração principal no primeiro dia, Aerosmith e Van Halen no segundo dia. E o Aerosmith foi horrível! Havia apenas uma música no set que eu realmente reconheci! Foi apenas uma enorme avalanche de barulho. Foi decepcionante para mim – eu esperava que eles fossem mais profissionais.

Guns N’ Roses, Slash e Aerosmith

Anos depois, Slash teve a oportunidade de dividir o palco com sua banda do coração por diversas vezes, como em uma turnê realizada em 1992, que rendeu os vídeos abaixo.

Entretanto, apesar de estar cara a cara com Steven Tyler e companhia, Slash não chegou a expressar sua devoção:

Guns era um bando de caras bastante desordeiros e o Aerosmith manteve distância. Nós realmente não saímos porque eles tinham essa regra sem álcool e sem química: se você estivesse perto deles, não teria permissão para beber nada, você não poderia estar completamente fodido. Mas eu conheci os caras. Eles se tornaram realmente bons amigos.

https://youtu.be/fZQR1i2-mUE

Além de ter se tornado grande amigo de seus ídolos e compartilhado com eles o mesmo palco, Slash também contribuiu com a banda.

Em seu disco mais recente de estúdio, Music From Another Dimension!, de 2012, Slash recebeu créditos por ter reproduzido para o encarte um desenho do Aerosmith que fez na adolescência.

Aerosmith – Rocks

Lançado em 1976 e distribuído pelo selo Columbia, Rocks é o quarto álbum de estúdio do Aerosmith.

Com um pouco mais de 34 minutos de duração, o disco produzido pela banda em parceria com Jack Douglas oferece 9 faixas que são uma verdadeira aula de sua espetacular mistura de hard rock, blues rock e heavy metal.

Ouça:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!