Mães em protesto de Portland
Reprodução/Twitter

Você pode não ver mais tantas notícias sobre, mas os protestos contra o racismo estrutural e a brutalidade policial continuam acontecendo em diversas cidades dos EUA.

Em Portland, no estado de Oregon, já são mais de 50 noites de manifestação desde o assassinato covarde de George Floyd em Minneapolis. Nestes últimos dias, o presidente Donald Trump mandou oficiais federais para a cidade em uma tentativa de conter os manifestantes, e um grupo de mães interveio na situação.

Com direito até mesmo a uma participante grávida, as mulheres fizeram uma parede viva para proteger os presentes. O recurso foi visto como uma necessidade depois de várias acusações surgirem dizendo que os funcionários do governo estavam surpreendendo os cidadãos com prisões e fazendo vigilância em veículos sem identificação.

Você pode ver logo abaixo um vídeo da ação das mães, que durou algumas horas antes dos oficiais usarem gás lacrimogênio e granadas de luz para dispersar a população.

Mães contra a brutalidade policial

As mães ficaram cantando frases como “as mães chegaram” e “deixem nossas crianças em paz”, inclusive com esta última estando também presente em cartazes inspirados no clássico “Another Brick in the Wall” do Pink Floyd.

Ao BuzzFeed News, a organizadora Bev Barnum falou que o objetivo era justamente “proteger o direito dos cidadãos pacíficos a protestar”. Ela revelou ainda que mesmo estando vestidas “como se fossem ao mercado, como pessoas normais”, foram recebidas com o gás lacrimogênio da polícia.

A publicação ainda afirma que Barnum se sentiu na obrigação de tomar uma atitude depois de ver um vídeo que viralizou mostrando dois oficiais federais armados e não identificados saindo de dentro de uma van sem identificação, pegando uma pessoa e a escoltando a um veículo.

Complicado…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!