Judas
Crédito: Thais Mallon

A banda brasiliense Judas, através do selo Aardvark, lançou nas plataformas digitais o álbum Os Desencantos, que traz a faixa inédita “Cisne Negro” e reúne outras nove que apareceram em EP’s anteriores.

As sessões foram gravadas no estúdio Sala Fumarte, em Brasília, entre 2016 e 2019, com produção de Breno Brites. O grupo é liderado pelo vocalista Adalberto Rabelo Filho, compositor de Jards Macalé, Wado, Maria Alcina e Vespas Mandarinas.

“O nosso disco conta com dez cantos tristes e desiludidos com o estado atual das coisas e do mundo. Daí o trocadilho: os cantos se transformam em desencantos, cujo significado descrito no dicionário é relacionado a uma pessoa que sofreu alguma decepção,” explica Adalberto sobre o título do trabalho, influenciado por nomes como Bob Dylan e Childish Gambino.

Além dele, a banda, que surgiu em 2009, é formada por Carlos Beleza (guitarra), Hélio Miranda (bateria), Bruno Prieto (baixo) e Pedro Vaz (viola caipira). No currículo, a Judas também possui o disco Nonada, lançado em 2014.

Agreste

Agreste
foto: divulgação

A banda mineira Agreste liberou no YouTube o clipe da faixa “Cíclica”, que vai integrar o EP de estreia Super Abalada. Produzido por Rita Aprile, da Howlin’ Records, o vídeo mostra imagens de arquivo do grupo com certo saudosismo por conta do atual isolamento social.

O trio, composto por Bruna Vilela (voz/guitarra), Marcela Lopes (voz/baixo) e Luiz Z Ramos (bateria), procura celebrar neste trabalho experimentações dentro do rock alternativo e o caminho percorrido até então.

ACruz Sesper

Acruz Sesper
foto: reprodução

O músico Alexandre Cruz (Garage Fuzz) se juntou a Bernardo Pacheco para gravar o terceiro disco do ACruz Sesper, que em breve estará disponível no Brasil através dos selos Rolo Seco Discos e Submarine Records, e nos Estados Unidos pelo Resurrection Records.

Enquanto o álbum não chega ao público, o projeto ganhou um clipe para a música “Stay Home”. Apesar do nome da canção, a música foi composta em 2018, ou seja, muito antes da pandemia da Covid-19 aparecer.

“Esta não foi uma letra feita para quarentena. Isso era uma ideia que nem de longe se imaginava. Quando a música foi apresentada aos selos, quem escutava sem saber a real história por trás dela começou a associar ao período de isolamento, principalmente pelo título ser o mesmo da hashtag utilizada no começo da quarentena,” comenta Alexandre.

Porém, a ideia do vídeo, de fato, tem a ver com o isolamento social. Plinio Higuti, amigo de longa data do músico e colaborador visual do projeto desde o início, quis produzir algo que funcionasse como terapia para enfrentar o distanciamento.

O álbum de estreia do ACruz Sesper será lançado até o final deste semestre nos formatos vinil, k7 e também nas plataformas digitais.

INá IÊ

INáIÊ
foto: divulgação

A cantora e compositora paulistana INá IÊ lançou nas plataformas de música seu disco de estreia, Aberta – Pelo Amor da Deusa. As letras apresentam temas fortes como aborto, ancestralidade feminina, libertação pela cura e a mágica do tempo.

Em Maio, a artista divulgou o clipe para o single “Sabiá”. “É um disco sensível e ao mesmo tempo fortalecedor, que bebe do folk orgânico, do dream pop e da MPB para embalar todas essas histórias contadas,” revela INá.

Joe Sujera

Joe Sujera
foto: divulgação

O rapper Joe Sujera se uniu ao guitarrista Thiago Ticana para lançar o clipe da canção “ERROS”. O vídeo traz imagens registradas durante shows feitos antes da pandemia e também momentos de produção e gravação no estúdio.

“O Ticana mandou o beat e na hora a gente lembrou de Gorillaz. Elemento por elemento ele é um instrumental pesado. Mas quando todos se juntam, ficou algo quase leve, fluido. Me recordei dos meus dias de Santana [região da Zona Norte paulistana], do começo da minha caminhada musical. Depois de alcançado esse insight, a caneta correu mais do que eu e foi incrível! Eu nunca falei sobre essa etapa da minha vida de uma maneira tão aberta e tão concreta,” conta Joe sobre o processo de composição junto com Thiago.

“ERROS” é a segunda de uma série de faixas que os dois vão lançar juntos ainda neste ano. A música que deu o pontapé inicial na parceria foi “Pois É”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!