McFly
Divulgação/T4F

Depois do retorno triunfal com o lançamento do álbum The Lost Songs, disco de demos gravadas em 2011 e lançado oito anos depois, o McFLY anunciou em entrevista exclusiva para a BBC um novo álbum pela mesma gravadora do The Cranberries, a BMG.

Mudanças em dez anos

A rotina da banda já não é mais a mesma do começo da carreira. Os membros do McFLY amadureceram e passaram a ter novas prioridades. Três integrantes do grupo: Danny Jones, Harry Judd e Tom Fletcher decidiram se dedicar à vida pessoal com suas esposas e filhos.

Apesar da mudança para um estilo de vida mais tranquilo, os membros da banda se mantiveram ativos em projetos paralelos.

A banda se dedicou à escrita e lançou um livro autobiográfico em 2012 chamado Unsaid Things…Our Story para falar sobre sua trajetória juntos, bastidores de gravações e detalhes de suas vidas pessoais, como infância, interesses e romances.

Tom, um dos vocalistas, se uniu com o baixista Dougie Poynter para escrever livros infantis sobre um dinossauro que defecava. Enquanto Tom se dedicou principalmente a criar conteúdos no youtube com sua família, Dougie começou uma nova banda chamada INK. Tom lançou alguns vídeos que viralizaram, como do discurso no casamento com a esposa Giovana e da espera do primeiro filho, Buzz.

Harry, o baterista, foi vencedor de um reality show chamado Strictly Come Dancing, semelhante ao programa Dança dos Famosos, e Dougie venceu o programa de sobrevivência I’m a Celebrity… Get Me Out of Here! gravado na selva australiana. Essas aparições individuais do grupo na época alarmaram para uma possível separação.

O vocalista e guitarrista Danny Jones apostou na sua carreira como produtor e desenvolveu músicas para artistas famosos como Rihanna e One Direction.

A volta de McFLY e a possibilidade de terapia

A banda se reuniu por um tempo com o Busted e formaram um projeto paralelo com a fusão dos nomes das duas bandas: McBusted. Depois desse período juntos, as relações pessoais entre os membros do McFLY não seguiram tão bem.

Tom Fletcher confessou para a BBC UK:

Havia uma forte possibilidade do McFLY nunca mais acontecer

Tom ainda comentou que eles não sabiam como voltar. O grupo inclusive considerou ir para a terapia, como confirmou o baterista Harry Judd, ao sentir que o clima entre o grupo estava estranho:

Tentamos conversar algumas vezes durante esses anos e era simplesmente muito improdutivo. Então sim, havia momentos em que a gente comentava “será que vamos precisar ir em uma sala com um terapeuta para documentar isso?

Quem conseguiu reunir a banda novamente foi o empresário Matt Fletcher que acompanha a banda há pelos menos 18 anos. Matt marcou um show da banda na Arena O2 e avisou o grupo. Os ingressos foram vendidos rapidamente e a banda percebeu que estava perdendo tempo em não voltar.

Influências no novo álbum incluem até samba!

O novo álbum começou a ser gravado no início de 2020. A banda definiu uma rotina em que Tom criava uma melodia ou riff a caminho do estúdio, logo após levar dois de seus filhos para a escola. As banda permanecia no estúdio até o entardecer para gravar vocais e instrumentos.

O grupo apresentou para a BBC quatro faixas gravadas sem dar spoiler dos nomes.

O primeiro single vai ser divulgado ainda no mês de Julho. Entre as músicas que foram tocadas para a BBC, uma delas promete trazer um riff carnavalesco com sample de samba.

Danny Jones comenta sobre o contato com a família do artista que cedeu o trecho da canção para eles:

Eles não possuem nenhuma página no Spotify ou algo do tipo, e eles ficaram tão empolgados por estarmos usando a música. Eles ficaram tipo “nossa música não é tocada há anos!

Tom Fletcher até imagina que a música poderia ser adotada pelo game Fifa.

Shows do McFly no Brasil

O McFLY anunciou seu retorno aos palcos em 2019, inclusive no Brasil. Os shows estavam marcados para março de 2020 e foram transferidos para Setembro do mesmo ano por conta do coronavírus.

Enquanto eles não vem pro Brasil, só resta relembrar outros shows da banda ao vivo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!