Em 2019 a banda brasileira Selvagens à Procura de Lei lançou um novo disco chamado Paraíso Portátil.

Ali, a ideia era mostrar que cada pessoa tem seu universo particular, detalhando processos de aprendizado e descoberta a respeito desses “mundos” de cada um.

Sem saber, o grupo anteciparia algo bastante comum em tempos de pandemia, e antes do isolamento o SAPDL gravou um clipe oficial para a faixa título que retrata tudo isso.

Novo Clipe do Selvagens

O vídeo de “Paraíso Portátil” foi filmado pelo diretor Cléver Cardoso em Austin, no Texas, em um período que ele morou por lá.

Tanto a sensação de isolamento quanto o fato de que conseguimos “viajar” para outros lugares internamente são retratados no clipe que estreia hoje com exclusividade no TMDQA! e nós falamos tanto com a banda quanto com o cineasta a respeito do trabalho.

Ao falar sobre como a temática da canção que escreveu se relaciona com 2020, Gabriel Aragão (guitarra, vocal) revelou:

Quando escrevi ‘Paraíso Portátil’ no final de 2018, o país estava em ebulição. É engraçado como certos temas que a gente compõe, quando lançados, acabam dialogando ainda mais com o momento presente do que na hora da criação. Isso já aconteceu com os Selvagens na época do lançamento de ‘Brasileiro’, em 2013. O clipe de ‘Paraíso Portátil’ foi feito de um jeito bem livre e lúdico, com belas paisagens habitadas por um único personagem. Acho que o vídeo transmite sensações de liberdade, paz e sentido para a vida. Todos podemos experimentar mesmo estando em isolamento social. O conceito do Paraíso Portátil, tanto o disco quanto a música, é justamente o convite para um mergulho para dentro de si.

Já quando imaginou um mundo pós-pandemia, Gabriel confidenciou ao TMDQA!:

‘Paraíso Portátil’ vem de uma frase sobre meditação e autoconhecimento. Todos nós carregamos esse paraíso dentro de nós, esse lugar suave onde a paz é constante. Acredito que essa fase de quarentenas, isolamentos, cuidados extra, permitiu novas compreensões sobre como podemos trabalhar remotamente, sobre a importância da rotina para uma mente saudável. Na minha experiência pessoal de pai recente, jamais poderia ter acompanhado tão de perto o crescimento do meu filho caso estivesse na estrada fazendo show, viajando pra cima e pra baixo, dividindo os cuidados dele com uma creche, por exemplo. Quando todos pudermos sair de casa com mais tranquilidade acho que voltaremos mais fortes e sensíveis uns para com os outros.

Cléver Cardoso falou sobre a ideia para o clipe e revelou como os Selvagens deram completa liberdade para que ele trabalhasse no registro:

A concepção do clipe foi completamente livre. Os Selvagens me deram a música e eu filmei com total liberdade. Estava morando em Austin como pesquisador visitante na University of Texas at Austin e captei as imagens ao longo de 3 ou 4 meses, nos intervalos que eu tinha do trabalho na pesquisa. Austin tem uma história cinematográfica recente, mas bastante rica, poderia citar o Richard Linklater, Terrence Malick, Robert Rodriguez… Então quis homenagear alguns dos cenários da cidade, mas conectando com o conceito da música. Daí surgiu a ideia do personagem sozinho, alternando entre seu estado interior na ‘Enchanted Rock’ e a caminhada solitária pela cidade (pode-se ver o Capitólio, o Longcenter, a Torre da Universidade, o Lady Bird Lake, a Barton Springs Pool, a Austin 360 Bridge). A ideia do clipe era a de provocar uma sensação de solipsismo e interiorização que a música propõe, o que acabou se encaixando coincidentemente no momento de isolamento social da pandemia. Mesmo quando o personagem caminha pela cidade, as ruas estão quase sempre vazias, é somente ele consigo mesmo ali.

Assista logo abaixo!

Ficha Técnica – Clipe

Direção: Cléver Cardoso
Ator: Sean Lochridge
Produção: Granada Filmes
Edição e Finalização: Cléver Cardoso
Filmado em Austin, TX

Ficha Técnica – Single

Letra e Música: Gabriel Aragão

Vocal, violão, guitarra, sintetizador e segunda voz – Gabriel Aragão

Baixo e segunda voz – Caio Evangelista
Bateria e segunda voz – Nicholas Magalhães
Guitarra, slides, sintetizador e segunda voz – Rafael Martins
Percussão e segunda voz – Paul Ralphes
Produzido por Paul Ralphes

Arranjos e direção artística por Selvagens à Procura de Lei e Paul Ralphes
Gravado por Vitor Farias e Gabriel Lucchini no Estúdio Fibra e por Bruno Lima no Estúdio Matilha em abril de 2019, RJ

Assistentes de Estúdio: Kaique Del Giudice e Gustavo Lima

Mixado por Vitor Farias no Studio 1, RJ
Edição por Alex Reis

Masterizado por Carlos Freitas no Classicmaster, SP

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!