My Morning Jacket
Foto: Danny Clinch

O incomparável e versátil quinteto norte-americano My Morning Jacket, que instiga fãs e críticos de música por oferecer misturas ricas e imprevisíveis em suas canções, finalmente lançou o seu oitavo álbum de estúdio, The Waterfall II.

O aguardadíssimo material, que traz participação de Brittany Howard (Alabama Shakes) em vocais de apoio, é composto por 10 faixas restantes das sessões de gravação de seu antecessor, The Waterfall, revisitadas pelo prolífico produtor, vocalista, compositor e guitarrista do grupo, Jim James, durante o período de isolamento social imposto por conta do COVID-19.

Gravadas entre 2013 e 2014, as faixas foram produzidas também por James e Tucker Martine, parceria que tem dado certo desde o álbum Circuital, de 2011, e partem, justamente, do mesmo lugar de onde a banda estava e da sonoridade que lustra e se aprofunda desde seus últimos três lançamentos, citados aqui.

Em The Waterfall II, o quinteto eleva suas estimulantes experimentações no pop psicodélico (“Spinning My Wheels”), sem deixar de lado suas raízes no country rock (“Climbing The Ladder”), folk (“Welcome Home”) e até mesmo funk (“Magic Bullet”).

Há ainda espaço para canções mais longas (“Feel You”), algo que a banda faz com maestria desde sempre (sendo “Cobra”, com 24min e 12s de duração, lançada em 2002, o melhor exemplo); coros e jams brilhantemente orquestradas (“Wasted”); guitarras com sutileza em reverbs e drives; instrumentos de sopro e, claro, a voz típica de Jim James cada vez mais misteriosa.

Indubitavelmente, mesmo sendo composto por “sobras”, The Waterfall II chega para consagrar o My Morning Jacket como uma das maiores e mais criativas jam bands da atualidade.

Para ampliar o entusiasmo, Jim James, que também cuida de uma interessante carreira solo e participou de projetos como o supergrupo Monsters of Folk, já anunciou que a banda tem um álbum completamente novo e finalizado.

Em entrevista concedida ao jornalista Kyle Meredith (Consequence of Sound), James revelou:

O novo álbum está pronto, mas quando formos lançá-lo nós vamos querer fazer shows para ele. Nós queremos torná-lo especial porque é tão empolgante ter essas novas canções e nós queremos tocá-las ao vivo. E nós gravamos esse disco, de fato, ao vivo – apenas nós cinco tocando e, literalmente, ninguém mais; foi muito animador e divertido.

My Morning Jacket – The Waterfall II

My Morning Jacket - The Waterfall II
Capa de The Waterfall II, álbum de My Morning Jacket

The Waterfall II foi lançado em uma festa de audição online no dia 9 de Julho e em todas as plataformas digitais no dia seguinte. Já sua versão física é aguardada para o dia 28 de Agosto. Você pode garantir sua cópia aqui.

Abaixo, confira na íntegra o resultado, que rendeu também um álbum visual.

Continua após os players

“Música é a minha força vital”, declara Jim James

Relembre a entrevista exclusiva que Jim James concedeu ao Tenho Mais Discos Que Amigos! em 2013, onde conversou sobre suas bandas, colaborações e o impacto da música em sua vida, além, de claro, sobre planos de vir ao Brasil.

Clique aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!