Beatles, Metallica e Queen
Fotos via Wikimedia Commons

Parece que os fãs de Rock ainda não superaram os clássicos como Beatles Queen na hora de ouvir música.

Um novo relatório da Nielsen, especialista na indústria de consumo de música, mostra que o gênero ainda foi dominado por bandas antigas durante essa primeira porção de 2020 — especificamente o período de 3 de Janeiro a 2 de Julho.

O quarteto de Liverpool está disparado na frente como artista mais consumido, seguido justamente pela banda do saudoso Freddie Mercury.

Ainda no Top 5, os lendários Fleetwood Mac Metallica aparecem respectivamente na quarta e quinta posições. Quem completa o ranking é a única banda moderna a figurar (e com quem sempre há discussões sobre ser Rock ou não): o Imagine Dragons.

Em questão de álbuns, no entanto, parece que o povo só quer o melhor dos melhores mesmo. Só há um disco efetivamente de inéditas entre os mais ouvidos, e é o icônico Rumours do Fleetwood Mac.

O restante do Top 5 é completado por compilações, com o Greatest Hits do Queen liderando e seguido por Diamonds, de Elton John; Chronicle, Vol. 1, do Creedence Clearwater Revival e o Greatest Hits do Journey.

Esse último, aliás, é fortemente impulsionado pelo sucesso de “Don’t Stop Believin’”, que foi a segunda canção de Rock mais ouvida em 2020 até agora. O primeiro lugar fica por conta de “Believer”, do Imagine Dragons, e o resto do Top 5 traz “Bohemian Rhapsody”, do Queen, “High Hopes”, do Panic! At the Disco, e “Hotel California”, dos Eagles.

Por fim, nas rádios, há uma larga vantagem de “High Hopes” sobre todas as outras (até por se tratar de uma canção mais recente). O ranking ainda conta com “Don’t Stop Believin’”, e outros três clássicos: “Livin’ on a Prayer”, do Bon Jovi, “Every Breath You Take”, do The Police, e “In the Air Tonight”, do Phil Collins.

Consumo de música em 2020

Até o momento, em 2020, 19,3% do consumo de música nos EUA foi relacionado ao Rock — em oposição a 28,4% do R&B/Hip Hop.

Ainda assim, o Rock é o segundo mais popular, à frente inclusive do Pop que representa uma fatia de 13,3% do mercado. Em vendas físicas, aliás, o Rock está disparado na frente ao representar 43,3% das vendas, e talvez por isso tenha uma posição forte no todo. O segundo lugar é do R&B/Hip Hop, com 12%.

No entanto, não há nenhum artista do gênero entre os mais populares de 2020. A lista é dominada pelo R&B/Hip Hop, com o Top 10 trazendo DrakeThe WeekndLil Uzi VertPost MaloneYoungboy Never Broke AgainEminemLil BabyRoddy Ricch DaBaby. A única que não faz parte do padrão é Billie Eilish, aparecendo em oitavo lugar.

Em tempo, vale lembrar que o Rock vai muito, mas muito além dos clássicos e recentemente aproveitamos o Dia Mundial dedicado ao gênero para indicar discos internacionais e nacionais que mostram os ótimos sons de bandas velhas e novas na última década.

Você pode conferir o relatório na íntegra por aqui (via UCR).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!