Nacionais

Lançamentos nacionais: ATR e Luedji Luna, Amanda Pacífico, Carmo, Kermit Machin e Silvio de Carvalho

A banda instrumental ATR lançou nas plataformas digitais o single “Batom”, feito em parceria com a cantora e compositora baiana Luedji Luna. A música vai integrar o quinto álbum de estúdio do grupo, Mundi, que está sendo produzido com o apoio do programa Natura Musical.

Em Maio, o trio liberou a canção “Qué tá Mirando”, que traz a participação da dominicana Carolina Camacho. Outros artistas que já firmaram parcerias musicais com a ATR são Billy Pilgrim (EUA), Vox Sambou (Haiti/Canadá), Michu Mendez (Argentina) e os brasileiros Donatinho,  Liniker, Tássia Reis, Linn da Quebrada e Sara Donato.

Advertising
Advertising

“Com base nessa diversidade musical, ‘Mundi’ propõe um mergulho estético que explora o vasto universo da música eletrônica e da música Pop, já características do grupo, junto
à contribuição das particularidades musicais e vocais de cada artista convidado, com o intuito de conduzir o ouvinte por diferentes lugares do globo, passando por distintos contextos sociais, políticos e culturais que têm na música o ponto comum de conexão,” diz a banda sobre o novo disco, que ainda não tem previsão de lançamento.

Amanda Pacífico

foto: Filipa Aurélio

Para homenagear Gilberto Gil, que comemorou seu aniversário de 78 anos no dia 26 de Junho, a cantora Amanda Pacífico compôs a canção “Gil”. Vocalista da Mulamba, a artista também liberou no YouTube um clipe para celebrar o lançamento.

Gravado de forma caseira por conta do isolamento social, o vídeo contou com as participações de suas companheiras de grupo Gabriela Bruel (percuteria), Erica Silva (violão, vocais, beat, baixo e mix).

Carmo

foto: Lais Sanches

O cantor e compositor paulista Carmo disponibilizou nas plataformas de streaming a canção “Navegar”. A música faz parte de seu EP de estreia, que deve ser lançado até o final deste semestre.

“Navegar talvez seja uma das palavras que a gente mais leu nos livros de História do Brasil. Com três sílabas e sete letras – provavelmente Tim Maia deva ter se tocado dessa úmida coincidência quando escreveu ‘Descobridor dos Sete Mares’ em 1983 –, o verbo traz o sentido de conduzir uma embarcação a um determinado destino. Na maioria das vezes, se refere ao mar ou ao rio como fio-condutor do percurso, mas a gente pode navegar por muita coisa, até por dentro da nossa própria existência, o que tem sido algo comum nesses dias mais reflexivos em casa, né?,” opina o artista.

Kermit Machin

foto: reprodução

O músico Gil Mosolino, fundador do grupo Applegate e produtor musical, montou nesta quarentena a banda Kermit Machin, que acaba de lançar o single “Mantra da Causa Perdida”.

“Enquanto no Brasil já soma mais de 57 mil mortos, o povo parece se acostumar com tamanhos absurdos que estamos enfrentando. Por isso que a música é um mantra sombrio, para passar a ideia de todos os dias, repetirmos os mesmo fardos enquanto aceitamos o curso da morte que governantes nos mostra,” explica Gil.

Silvio de Carvalho

foto: divulgação

O cantor e instrumentista baiano Silvio de Carvalho lançou recentemente nas plataformas de música o EP Aquilo Outro, que marca sua estreia na carreira solo. Diante da pandemia do coronavírus, todas as cinco faixas foram gravadas de forma remota, na casa do artista.

Published by
Gabriel von Borell