ATR
Crédito: Luz Vermelha

A banda instrumental ATR lançou nas plataformas digitais o single “Batom”, feito em parceria com a cantora e compositora baiana Luedji Luna. A música vai integrar o quinto álbum de estúdio do grupo, Mundi, que está sendo produzido com o apoio do programa Natura Musical.

Em Maio, o trio liberou a canção “Qué tá Mirando”, que traz a participação da dominicana Carolina Camacho. Outros artistas que já firmaram parcerias musicais com a ATR são Billy Pilgrim (EUA), Vox Sambou (Haiti/Canadá), Michu Mendez (Argentina) e os brasileiros Donatinho,  Liniker, Tássia Reis, Linn da Quebrada e Sara Donato.

“Com base nessa diversidade musical, ‘Mundi’ propõe um mergulho estético que explora o vasto universo da música eletrônica e da música Pop, já características do grupo, junto
à contribuição das particularidades musicais e vocais de cada artista convidado, com o intuito de conduzir o ouvinte por diferentes lugares do globo, passando por distintos contextos sociais, políticos e culturais que têm na música o ponto comum de conexão,” diz a banda sobre o novo disco, que ainda não tem previsão de lançamento.

Amanda Pacífico

Amanda Pacífico
foto: Filipa Aurélio

Para homenagear Gilberto Gil, que comemorou seu aniversário de 78 anos no dia 26 de Junho, a cantora Amanda Pacífico compôs a canção “Gil”. Vocalista da Mulamba, a artista também liberou no YouTube um clipe para celebrar o lançamento.

Gravado de forma caseira por conta do isolamento social, o vídeo contou com as participações de suas companheiras de grupo Gabriela Bruel (percuteria), Erica Silva (violão, vocais, beat, baixo e mix).

Carmo

Carmo
foto: Lais Sanches

O cantor e compositor paulista Carmo disponibilizou nas plataformas de streaming a canção “Navegar”. A música faz parte de seu EP de estreia, que deve ser lançado até o final deste semestre.

“Navegar talvez seja uma das palavras que a gente mais leu nos livros de História do Brasil. Com três sílabas e sete letras – provavelmente Tim Maia deva ter se tocado dessa úmida coincidência quando escreveu ‘Descobridor dos Sete Mares’ em 1983 –, o verbo traz o sentido de conduzir uma embarcação a um determinado destino. Na maioria das vezes, se refere ao mar ou ao rio como fio-condutor do percurso, mas a gente pode navegar por muita coisa, até por dentro da nossa própria existência, o que tem sido algo comum nesses dias mais reflexivos em casa, né?,” opina o artista.

Kermit Machin

Kermit Machin
foto: reprodução

O músico Gil Mosolino, fundador do grupo Applegate e produtor musical, montou nesta quarentena a banda Kermit Machin, que acaba de lançar o single “Mantra da Causa Perdida”.

“Enquanto no Brasil já soma mais de 57 mil mortos, o povo parece se acostumar com tamanhos absurdos que estamos enfrentando. Por isso que a música é um mantra sombrio, para passar a ideia de todos os dias, repetirmos os mesmo fardos enquanto aceitamos o curso da morte que governantes nos mostra,” explica Gil.

Silvio de Carvalho

Silvio de Carvalho
foto: divulgação

O cantor e instrumentista baiano Silvio de Carvalho lançou recentemente nas plataformas de música o EP Aquilo Outro, que marca sua estreia na carreira solo. Diante da pandemia do coronavírus, todas as cinco faixas foram gravadas de forma remota, na casa do artista.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!