Metallica Anos 80
Foto via Wikimedia Commons

Todo fã de Metallica com certeza sabe cantarolar a canção que abre todos os shows da banda há várias décadas.

Sim, estamos falando de “The Ecstasy Of Gold”, do filme Três Homens em Conflito (1966), a introdução às apresentações dos caras desde 1983. Mas você sabia que não foi a banda de fato que escolheu essa faixa?

A música composta pelo icônico Ennio Morricone, que nos deixou na última semana, foi “pescada” por Jon Zazula, fundador da Megaforce e, à época, agente do Metallica. Zazula conta essa história em seu novo livro, Heavy Tales: The Metal. The Music. The Madness. As Lived by Jon Zazula, a ser lançado no dia 21 de julho.

Como mostra um trecho da obra obtido pela Loudwire, Jon declara:

Eu sempre fui um grande fã do Morricone e estava procurando por uma música de introdução antes da apresentação do Metallica no palco.

Ele ainda conta que pensou também em “The Trio”, outra composição de Ennio, mas a vencedora foi “The Ecstasy of Gold”. Um dos motivos para querer essa introdução era emocionar o público já antes do show — algo que dá certo até hoje!

Além disso, o grupo também teria “comprado” a ideia por conta do Iron Maiden, que à época já abria suas apresentações com “Doctor, Doctor”, do UFO.

Amizade recuperada

Segundo Zazula, sua relação com o grupo de James Hetfield nem sempre foi das melhores. Após anos sem se falarem, porém, a banda o agradeceu pela escolha da música de uma forma sutil.

Houve um longo período de tempo em que o Metallica e os Zazulas não se deram bem. Alguns anos se passaram até que passamos um tempo juntos novamente. Quando finalmente fizemos isso, James veio até mim e disse: ‘Ei Jonny, ainda estamos usando sua introdução’. Fiquei muito lisonjeado. Eu acredito que foi na Summer Sanitarium Tour.

Como aponta o artigo, quem sabe o interesse do Metallica por orquestras não tenha nascido aí? Nos anos seguintes, a banda se juntaria a uma para criar o incrível S&M, show onde tocou versões orquestradas de seus maiores hits e que se repetiu em 2019.

Homenagem

Veja por aqui o tributo do Metallica ao compositor.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!