Leonardo Mendes
Crédito: Marina Decourt

O músico baiano Leonardo Mendes divulgou recentemente no YouTube seu novo single, “Nó na Garganta”. Composta em parceria com seu irmão, João Mendes, e Mestre Sapobemba, a música antecipa o primeiro disco autoral do cantor, ainda sem data de lançamento revelada.

Como instrumentista, Leonardo já se apresentou junto com seu pai, Roberto Mendes, e outros tantos nomes famosos da música nacional, como Nando Reis, Gal Costa, Margareth Menezes, Virginia Rodrigues, Tiganá Santana e Mariene de Castro.

A letra de “Nó na Garganta” é carregada de simbologias e forças transcendentais, mencionando temáticas poderosas das matrizes afro-brasileiras, tais quais o candomblé e maculelê.

“Esse registro levanta questões extremamente importantes e que estão sendo discutidas ao redor do mundo, mas, na minha opinião, boa parte delas já deveriam estar resolvidas. Parecem anacrônicas as notícias que vemos. Mas é hoje, agora, a cada instante. Conseguem entender? Acho que vale destacar, também, que o momento politico foi o principal fio condutor desse trabalho. Quando vi o país dividido e os movimentos de extrema direita crescendo, bateu o desespero. Tudo de mais terrível estava sendo amplificado: o racismo, o genocídio nas favelas, a homofobia, a discriminação religiosa, o fascismo, o feminicídio. Aquele nó na garganta veio e, dele, nasceu esse grito,” afirma o compositor.

Laika Não Morreu

Laika Não Morreu
foto: divulgação

A banda Laika Não Morreu lançou nas plataformas digitais a canção “Histórias do Amanhã”. Como todos os integrantes moram na mesma casa desde pouco antes da quarentena, o grupo tem produzido material sem maiores transtornos.

Por falar em crise do coronavírus, a banda decidiu trocar os posts patrocinados por iniciativas que ajudem pessoas em situação de vulnerabilidade nesta pandemia.

Sendo assim, a cada dois pre-saves da nova música, eles doam 1Kg de alimento não-perecível para a ONG-UNAS. Ela atua na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, há mais de 32 anos, e agora passa por um momento ainda mais difícil.

Di Jorge

Di Jorge
foto: divulgação

O cantor paulista Di Jorge disponibilizou nas plataformas de streaming o clipe para a música “Moonlight”, que celebra o mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em Junho.

O vídeo, dirigido por Gustavo Sasso, mostra dois homens negros e homossexuais como forma de gerar visibilidade a esses corpos marginalizados. Quem contracena com o artista nas imagens é o ator Vitor Ugo.

“Essa luta é por sobrevivência, para nos mantermos sonhadores e equilibrados. O racismo estrutural hipersexualiza o gay negro, muito mais do que um hétero negro. Combater a homofobia é também combater o racismo e o sexismo. A energia posta nessa arte, busca trazer auto estima, orgulho e incentiva positivamente a ousadia, a fim de desconstruir padrões idealizados pelo capitalismo. Todo Amor é Relativo!,” defende Di Jorge, que lançou em 2017 o EP Voltando ao Começo.

MURF

MURF
foto: divulgação

O rapper MURF, em parceria com Cassiano Imhotep, liberou o clipe feito para o single “Tudo Que Passou”. A música fala do período em que ambos eram integrantes do grupo TrinkaRap, que esteve em atividade entre 2016 e 2019.

O vídeo foi dirigido por Isabela Rossin e mostra registros de viagens e eventos em que os dois participaram juntos, além de cenas de estúdio e externas gravadas próximas ao Observatório Municipal de Campinas (SP).

Jana Linhares

Jana Linhares
foto: Julia Assis

A cantora carioca Jana Linhares, através do selo Bendita Música, lançou nas plataformas digitais a canção “Pra Chegar Aqui”. A música foi composta por ela em parceria com seu marido, Rodrigo Campello, durante a quarentena.

“Foi tudo tão fluido que fizemos em dois dias”, diz ela, ressaltando que a música nasceu de uma reflexão sobre a pandemia da Covid-19 e as oportunidades que tempos sombrios nos apresentam.

“Proponho um mergulho interno para encontramos dentro de nós a força de superação e um caminho amoroso de se colocar no mundo”, completa Jana. Este é o primeiro de uma série mensal de lançamentos programados pela artista.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!