Tom Meighan com o Kasabian no festival Benicassim, 2014
Foto de Tom Meighan via Shutterstock

Como te contamos por aqui, recentemente o vocalista Tom Meighan foi demitido de sua banda, o Kasabian, e condenado em um tribunal por agredir a sua noiva, Vikki Ager.

Quem fez a denúncia foi uma criança — que alguns sites afirmam ser uma filha de outro relacionamento de Tom — depois de ter assistido a tudo. A sua ligação para a polícia acabou resultando em uma pena de 18 meses de liberdade condicional além de 200 horas de serviços comunitários.

Agora, usando o Twitter, Tom fez um novo pronunciamento no qual fala de forma mais aberta sobre os acontecimentos — já que sua primeira nota evocava simpatia e dizia só que ele “estava bem”, dando a entender que a situação era relacionada a algum problema com o vício ou com saúde mental, questões com as quais ele já havia lidado antes e aparentemente continuam sendo parte da sua vida.

Citando justamente esses dois fatores e reforçando que ele e Vikki ainda são um casal “muito apaixonado”, ele escreve:

Eu gostaria de emitir um comunicado sobre os eventos recentes e pedir desculpas publicamente à minha parceira Vikki, os meus companheiros de banda, meus amigos, família e fãs. Eu sinto muito e me arrependo profundamente do meu comportamento recente. De forma alguma eu estou tentando perdoar minhas ações ou criar desculpas. A culpa é completamente minha e eu aceito toda a responsabilidade.

Eu tenho batalhado há muitos anos com o vício em álcool. O incidente em Abril foi um chamado à realidade para mim, para que eu era, e o que eu estava me tornando. Eu estava em uma espiral, saindo de controle. Minha saúde mental estava se tornando mais e mais instável e eu estava a ponto de quebrar.

Eu me inscrevi em um programa de reabilitação para alcoólatras. Há várias documentações de que eu já passei por tratamento antes, mas a verdade é que eu nunca estive completamente sóbrio.

Dessa vez tem sido diferente. Eu saí do programa 3 semanas atrás e com o apoio da minha família e amigos, eu tenho levado um dia após o outro, passando por cada um deles completamente limpo e sóbrio. Dessa vez eu realmente quero de verdade fazê-lo, não apenas por aqueles com quem eu me importo, mas também por mim mesmo.

Eu também recentemente recebi um diagnóstico de ADHD [transtorno do déficit de atenção e hiperatividade], e ainda que isso de forma alguma justifique as minhas ações, me ajudou a entender mais sobre as minhas questões comportamentais.

Vikki e eu ainda estamos muito apaixonados e estamos empolgados em reconstruir nossa vida juntos com o apoio daqueles próximos a nós.

Eu gostaria de assegurar a todos que o incidente em questão foi algo isolado, e qualquer um que me conhece saberá que eu estava completamente fora do meu caráter.

Em relação ao meu comunicado de segunda-feira, eu só queria assegurar a todos que eu estava em um bom lugar mentalmente, comparado a onde eu estava. Antes, eu não era capaz de reconhecer o caso pendente. Eu nunca conscientemente iria fazer os fãs acreditarem em algo que não é verdade e aprecio todos eles demasiadamente.

Vikki & eu esperamos conseguir seguir em frente disso como um casal mais forte. Eu espero que com o tempo vocês possam me perdoar.

TM

Para boa parte dos fãs, no entanto, esses motivos estão sendo usados como uma “justificativa” por Tom e não podem servir de desculpa para suas ações. Outros parecem ter aceitado a mensagem do vocalista e desejam uma rápida recuperação a ele.

Vale lembrar, no entanto, que uma parte dos relatos diz que a agressão não foi a primeira e contraria a versão dele de que teria sido “um incidente isolado”.

Você pode ler a publicação original de Tom pelo Tweet abaixo.

Agressão de Tom Meighan

As fontes ligadas aos envolvidos dizem que o promotor Naeem Valli falou que o “ataque prolongado” acabou deixando a vítima com lesões nos joelhos, cotovelos, tornozelos e “uma marca vermelha ao redor do pescoço”.

Na hora da agressão, Tom Meighan ainda “tinha odores fortes de substâncias inebriantes”, provavelmente álcool.

É revelado ainda que o ex-vocalista do Kasabian chegou a negar as agressões mas após assistir a um vídeo que mostrava o que aconteceu, pediu para que a polícia parasse de exibir pois aquilo “era horrível”.

A advogada dele, Michelle Healey, disse que Tom sente “enorme remorso” e um senso de “humilhação pessoal – mas que a única pessoa a se culpar é ele mesmo”:

Ele trava uma batalha contra o álcool e perder a oportunidade de se apresentar com a banda que ele ama e as pessoas que ele ama é uma imensa perda pessoal.

Ao cravar a sentença, o juiz Nick Watson disse:

Eu preciso levar em conta o fato de que você não apenas agrediu a Sra Ager, mas também decepcionou muitas pessoas – integrantes da banda e aqueles que amam a música que você faz. Elas ficarão chocadas ao saber do que você fez aquela noite.

Ainda não há informações sobre a banda seguir com um novo vocalista. Muita gente segue inconformada, inclusive, com a pena considerada branda para o crime cometido pelo músico; o juiz teria chegado a dizer que ele “poderia ir para a cadeia” pelo que fez, e muitos questionam o porquê de isso não estar acontecendo.

Pronunciamento do Kasabian

Em sua primeira nota, o Kasabian apenas anunciou a saída do cantor e dizia que ele estava resolvendo “questões pessoais” e iria se desligar para seguir em frente, mas o texto não entrava em detalhes.

Uma publicação subsequente, após o julgamento do caso, se inicia com a banda explicando que precisava esperar que as questões legais se resolvessem antes de poder comentar o acontecimento da maneira que gostaria e dá a entender que a nota inicial foi combinada previamente com Tom, que não teria cumprido sua parte do acordo, que seria admitir tudo que fez de errado.

Você pode ler na íntegra por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!