Justin Timberlake em 2016
Foto via Shutterstock

O cantor Justin Timberlake se juntou a um time de artistas que estão fazendo campanhas para que monumentos que enaltecem figuras com históricos racistas sejam retiradas dos Estados Unidos.

Em seu Instagram, na última segunda-feira, dia 6, ele fez um post endossando o movimento:

Ninguém deve proteger os legados de líderes confederados e proprietários de escravos. Se pretendemos avançar, esses monumentos devem cair.

O artista também apresentou dados em sua publicação e escreveu que o país tem atualmente cerca de 1.848 estátuas deste tipo.

Justin, que é do Tennessee, disse ainda que o país celebra até hoje homens que acreditavam e se beneficiavam do racismo, possuindo e abusando de pessoas negras. “Mais da metade das estátuas estão no sul e isso não é aceitável”, afirmou.

Justin Timberlake

Ele não é o único artista a participar deste tipo de movimento. Recentemente a cantora Taylor Swift também abriu uma campanha em suas redes sociais com o mesmo propósito (veja aqui) e os fãs de Britney Spears criaram uma petição para substituir monumentos confederados por estátuas da própria cantora (leia mais).

Como o assunto está em discussão nas últimas semanas, uma nova pesquisa popular foi feita com os cidadãos americanos e descobriu que 52% dos entrevistados são a favor da remoção desses monumentos. O número supera o resultado da mesma pesquisa feita em 2017, em que apenas 39% achavam que tirar essas estátuas das ruas seria uma boa ideia.

Em 2020, 44% das pessoas não concorda com o movimento e manteria os monumentos, enquanto há três anos esse número era de 50%.

Veja abaixo a publicação original do cantor Justin Timberlake endossando a retirada de monumentos com históricos racistas das ruas dos Estados Unidos:

https://www.instagram.com/p/CCUKBZeh0Ij/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!