Kasabian

Ontem, nós falamos por aqui sobre como o Kasabian divulgou um comunicado anunciando a saída de Tom Meighan, seu vocalista há 23 anos.

Na primeira nota, a banda apenas dizia que o cantor estava resolvendo “questões pessoais” e iria se desligar para seguir em frente, mas o texto não entrava em detalhes.

Hoje mais cedo, porém, te contamos nesta matéria que o músico esteve em um tribunal de Leicester e por lá admitiu ter agredido a ex-noiva, Vikki Ager, na noite de 09 de Abril.

Quem assistiu a tudo foi uma criança — que alguns sites afirmam ser uma filha de outro relacionamento de Tom — que acabou ligando para a polícia e denunciando uma agressão doméstica acontecendo naquele momento, o que resultou em uma pena de 18 meses de liberdade condicional além de 200 horas de serviços comunitários.

Agora, com o julgamento já realizado, a banda voltou a se pronunciar de forma mais esclarecedora sobre o assunto.

Continua após a postagem

Novo pronunciamento do Kasabian

https://www.instagram.com/p/CCWjNDRl8Vq/

O novo texto se inicia com a banda explicando que precisava esperar que as questões legais se resolvessem antes de poder comentar o acontecimento da maneira que gostaria e dá a entender que a nota inicial foi combinada previamente com Tom, que não teria cumprido sua parte do acordo, que seria admitir tudo que fez de errado.

Logo após a postagem da banda ontem, Meighan usou sua própria rede social para evocar simpatia e dizer que “estava bem” — dando a entender que a situação era relacionada a algum problema com o vício ou com saúde mental, questões com as quais ele já havia lidado antes.

Por isso, ainda é possível ver muitas mensagens de apoio ao cara na publicação original. O novo comunicado do Kasabian explica isso em partes e mais:

Agora que as questões legais se concluíram, nós podemos comentar sobre a saída do Tom Meighan do Kasabian.

Ninguém da banda queria que isso acontecesse. Nós todos trabalhamos muito duro pelos últimos vinte e três anos e tínhamos grandes planos para o nosso futuro juntos. Estamos completamente de corações partidos.

Mas não nos restou nenhuma escolha a não ser pedir que o Tom deixasse a banda. Não há absolutamente nenhuma forma de sermos complacentes com a sua condenação por agressão. Violência doméstica e abuso de qualquer tipo são totalmente inaceitáveis. Assim que descobrimos a respeito das acusações feitas contra o Tom, nós como banda decidimos que não poderíamos mais trabalhar com ele. Infelizmente nós tivemos que segurar essa informação até que ele fosse julgado culpado no tribunal.

Fomos levados a acreditar que o Tom iria levantar as mãos [em sinal de rendição] e em seu comunicado contaria a todos o que ele fez mas ele escolheu não fazê-lo, levando vários fãs a interpretá-lo erroneamente.

No fim das contas, por mais que o Tom tenha nos machucado, não somos a vítima de tudo isso. A violência doméstica é algo que nunca pode ser perdoado.

Obrigado pelo apoio de vocês nesse momento difícil.

Vemos vocês em breve

Kasabian

Agressão de Tom Meighan

O caso em si é bastante pesado de acordo com os relatos.

As fontes ligadas aos envolvidos dizem que o promotor Naeem Valli falou que o “ataque prolongado” acabou deixando a vítima com lesões nos joelhos, cotovelos, tornozelos e “uma marca vermelha ao redor do pescoço”.

Na hora da agressão, Tom Meighan ainda “tinha odores fortes de substâncias inebriantes”, provavelmente álcool.

É revelado ainda que o ex-vocalista do Kasabian chegou a negar as agressões mas após assistir a um vídeo que mostrava o que aconteceu, pediu para que a polícia parasse de exibir pois aquilo “era horrível”.

A advogada dele, Michelle Healey, disse que Tom sente “enorme remorso” e um senso de “humilhação pessoal – mas que a única pessoa a se culpar é ele mesmo”:

Ele trava uma batalha contra o álcool e perder a oportunidade de se apresentar com a banda que ele ama e as pessoas que ele ama é uma imensa perda pessoal.

Ao cravar a sentença, o juiz Nick Watson disse:

Eu preciso levar em conta o fato de que você não apenas agrediu a Sra Ager, mas também decepcionou muitas pessoas – integrantes da banda e aqueles que amam a música que você faz. Elas ficarão chocadas ao saber do que você fez aquela noite.

Ainda não há informações sobre a banda seguir com um novo vocalista. Muita gente segue inconformada, inclusive, com a pena considerada branda para o crime cometido pelo músico; o juiz teria chegado a dizer que ele “poderia ir para a cadeia” pelo que fez, e muitos questionam o porquê de isso não estar acontecendo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!