AnaCañas1
Crédito: divulgação

Se você é fã de Ana Cañas ou do saudoso Belchior não pode perder a apresentação que a cantora de 39 anos fará nesta quinta-feira, 9 de Julho, às 21h, em seu canal oficial no YouTube.

O show inédito Ana Cañas canta Belchior chega após a artista precisar cancelar uma live marcada para o Dia dos Namorados (12/6), por falta de patrocínio.

Com o apoio dos fãs, que se engajaram na criação de uma vaquinha virtual para viabilizar a apresentação, o projeto foi adaptado e virou uma grande homenagem a um dos maiores artistas da história da música brasileira.

A ideia também serviu para mostrar que o financiamento coletivo é uma forma que pode ser utilizada pelos artistas independentes para superar as dificuldades, ainda mais em tempos de pandemia.

Como não poderia ser diferente, considerando os meios pelos quais o show foi levantado, a performance virtual de Ana também terá caráter solidário. Através de doações com seus próprios smartphones, o público vai poder ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade nesta quarentena pandêmica.

No repertório, estarão presentes clássicos de Belchior, como “Alucinação”, “Sujeito de Sorte”, “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais”, além de canções não tão conhecidas assim. Então, anota na agenda!

Confira abaixo nossa entrevista com Ana Cañas sobre o show e muito mais.

TMDQA!: Como surgiu a ideia de montar um show baseado na obra de Belchior? Qual é a sua relação com o artista?

Ana Cañas: A ideia surgiu após os fãs se disponibilizarem a levantar uma campanha para arrecadar doações para essa live. Fiquei muito emocionada e quis fazer algo especial e diferente de tudo que já tinha feito, estar à altura desse carinho imenso. Eu amo o Belchior, acho um compositor genial e extremamente atual. Nelsinho Motta me escreveu dizendo que ele é, ainda hoje, subestimado. Mais um motivo para cantá-lo e homenageá-lo, pois ele é do quilate dos maiores da nossa história, sem dúvidas.

TMDQA!: Os fãs podem esperar surpresas no repertório da apresentação?

Ana Cañas: Sim. Vamos cantar os clássicos, que não podem faltar. Mas também alguns lados B que, pessoalmente, me emocionam muito, como “Mucuripe”, “Galos, noites e quintais” e “Tudo outra vez”.

AnaCañas2
foto: divulgação

TMDQA!: A crise do coronavírus afeta diversas áreas, mas principalmente o setor de entretenimento e os artistas em geral. Como você está lidando com essa nova realidade?

Ana Cañas: É muito difícil. Estamos sem trabalho e nenhuma perspectiva de voltarmos. Estamos nos reinventando, pensando novas formas de exercer o ofício e sobreviver dele. Esse show que acontece dia 09/07 é uma alternativa, com a colaboração afetiva e financiamento coletivo.

TMDQA!: Todo mundo precisa ficar em casa neste momento, se possível. O que a Ana Cañas tem ouvido no isolamento social?

Ana Cañas: Muito Belchior (toda a discografia) e também música clássica (uma novidade pra mim). Mas tenho visto mais séries do que ouvido música na quarentena. ‘Dark’, ‘Vikings’, ‘Pose’, ‘Euphoria’ são algumas que amo.

TMDQA!: Quais são os seus projetos para quando a pandemia acabar e tudo puder voltar ao normal?

Ana Cañas: Tenho um disco novo sendo gravado aos poucos e que foi gestado no final do ajo passado. Também um single provavelmente, que antecederá esse lançamento, com uma participação muito, muitíssimo especial.

TMDQA!: Nesse sentido, do que você mais sente falta durante a quarentena?

Ana Cañas: Sinceramente? Fora fazer os shows e viajar, tenho saudade imensa do rolê breja & calçada. De estar com xs amigxs, trocar ideia, abraços e flerte.

TMDQA!: Na última edição do Rock in Rio, você se apresentou junto com os Titãs. Como foi essa experiência?

Ana Cañas: Foi massa, sou muito fã da banda, especialmente nos anos 1980/90. Arnaldo [Antunes] e Nando [Reis] são importantíssimos na minha história. Foi uma experiência inesquecível esse RiR, para dizer o mínimo. :-)

TMDQA!: Você gosta de tocar em festivais? Ou prefere apresentações mais intimistas?

Ana Cañas: Gosto dos dois formatos, que requerem energias muito diferentes, aprendo com os dois. Mas acho que me sinto mais à vontade em ambientes mais intimistas, onde a proximidade propicia uma aura mais detalhada e afetiva.

TMDQA!: Para terminar, convide nosso leitor para seu show no YouTube. O que não vai faltar?

Ana Cañas: Todxs convidadxs! Dia 09/07, às 21h, estreia ‘Ana Cañas Canta Belchior’. Não vai faltar amor, dedicação e muito coração selvagem. <3

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!