Geddy Lee, do Rush
Foto de Geddy Lee via Shutterstock

Geddy Lee pode ser ele próprio um dos pioneiros do Rock Progressivo, mas o Rush só foi o que foi graças ao Yes e o baixista e vocalista não tem vergonha nenhuma de admitir o quanto é fã da banda.

Em um texto recente (via Prog), Lee conta que a única vez que virou a noite em uma fila de show foi justamente para vê-los. Ele diz:

A primeira vez que o Yes veio até Toronto, o meu amigo Oscar e o Alex [Lifeson] e eu, nós pegamos a fila no Maple Leaf Gardens a noite toda para conseguir ingressos, e acabamos com ingressos na segunda fileira. Nunca vou esquecer disso.

A gente pegou a estrada. Acho que foi na mesma semana, eles também tocaram em Kitchener, Ontario, e nós os vimos por lá também. Eles ainda são a única banda que eu virei a noite na fila para ver!

Uma pesquisa rápida, no entanto, mostra que talvez Geddy tenha confundido um pouco as coisas. Aparentemente, a primeira passagem do Yes por Toronto foi um ano antes no Borough of York Stadium, e a apresentação citada por ele foi a de 1972, que inclusive virou CD ao vivo.

Além disso, o show em Kitchener (que fica em Waterloo) teria acontecido um dia antes da performance em Toronto. A gente entende, Geddy, não dá pra lembrar de tudo! Mas o importante é que as apresentações foram certamente inesquecíveis.

Geddy Lee e Chris Squire

Vale lembrar que essa declaração foi dada como parte da lista de 10 baixistas favoritos montada por Geddy Lee para a revista Rolling Stone, a qual te mostramos por aqui. Além de relatar a aventura da fila para ver o show da banda, o músico do Rush deixou bem claro que o motivo de toda essa paixão era Chris Squire:

Um amigo meu e eu, a gente costumava matar aula o tempo todo quando estávamos no ensino médio, e íamos até a casa dele. Nós dois éramos simplesmente malucos por música, e ele me ligava em várias coisas diferentes que eu nunca tinha ouvido — muitas bandas de Rock Progressivo que eu não conhecia.

Então um dia nós matamos aula e fomos até a sua casa, e ele colocou esse disco pra tocar. Era o ‘Time and a Word’, do Yes, e eu fiquei completamente estupefato com o som do baixo de Chris Squire. Me lembrou do John Entwistle com aquela forma agressiva, mas a música era muito mais aventurosa e muito mais cheia de camadas.

A música que eu ouvi primeiro foi ‘No Opportunity Necessary, No Experience Needed’. Para um jovem garoto baixista, foi incrível. Digo, me deixou embasbacado. E pelos próximos sei lá quantos anos, eu virei um fã de carteirinha do Yes, e um fã de carteirinha do Chris Squire.

Vale lembrar que, quando o Yes entrou no Hall da Fama do Rock and Roll em 2017, foi justamente Geddy Lee quem substituiu o lendário Squire no baixo em apresentação de “Roundabout”, já que este havia falecido em 2015.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!