Em 2019 a banda brasileira Antiprisma lançou um disco de estúdio chamado Hemisférios, onde foi do folk ao psicodélico.

A quarta faixa do álbum é a instrumental “Lunação” e ela acabou de ganhar um clipe oficial com estreia exclusiva aqui no Tenho Mais Discos Que Amigos!

O belíssimo vídeo dirigido por Elisa Moreira (voz, violão, guitarra) e estrelado por Catharina Bellini retrata a beleza dos ciclos femininos, sejam eles menstruais, pessoais ou espirituais.

Ao falar a respeito das conexões nas imagens e como a mulher e a Lua são associadas em diversas culturas, Elisa comentou:

A ideia é focada nas faces sombrias do ciclo Lunar — a Lua minguante e a Lua nova — e os arquétipos e mitos associados a esses aspectos. No clipe, será invocada Lilith, que se manifestará ora com aspectos de Bruxa, ora como Pomba Gira, ora como feminista moderna. Os aspectos sombrios do feminino são frequentemente renegados e tidos como maléficos, porém fazem parte da natureza e sua negação é frequente fonte de sofrimento.

Antiprisma – “Lunação”

Abrindo espaço para canções instrumentais no álbum, “Lunação” ficou com Elisa enquanto “Cenário” é composição de Victor José (voz, violão, guitarra e viola caipira).

O interessante processo da canção foi detalhado por Elisa:

Li um livro de uma psicanalista junguiana sobre o mito de Lilith, e fiquei fascinada pelo tema do sombrio feminino, a ponto de influenciar minha própria vida em diversos aspectos. Naquela época aconteceram várias ‘coincidências’ relacionadas à Lilith, inclusive a de ter assistido a uma performance de Catharina Bellini, em um show da Sky Down, e, muito tempo depois, quando a chamei para filmar o clipe, ela me disse que se tratava realmente de uma performance sobre Lilith.

Enquanto isso, Victor deu sua opinião sobre a canção da colega de banda:

É uma das minhas favoritas do disco, acho que pelo fato de mostrar um lado da gente que é bastante presente mas que ainda não exploramos tanto. Falo dessa atmosfera meio pós-punk, sombria. Muitas das nossas influências vêm de bandas dessa fase, tanto que até decidimos “homenagear” o Cocteau Twins usando a batida de “Wax and Wane” como sample para essa faixa.

Veja tudo isso ganhando vida através de uma bela performance em vídeo logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!