Documentário sobre construção do Metrô de São Paulo

Nos anos 70, a cidade de São Paulo finalmente ganhou um metrô e esse processo foi documentado pela Agência Nacional, que disponibilizou o curta de aproximadamente 10 minutos no YouTube agora em meio à pandemia.

A obra começa com um texto introdutório que parece uma premonição: o narrador cita que a cidade teria “um dos maiores crescimentos demográficos do mundo” entre os anos de 1970 e 2000, e que aliado a isso seria observado uma expansão no número de veículos na rua e o surgimento de um trânsito absurdo seria inevitável.

Então, o metrô passaria a funcionar como uma espécie de solução para este problema. É fato que a malha urbana de São Paulo ajuda e muito a diluir o tráfego na capital paulista, mas talvez nem mesmo os mais pessimistas pudessem prever a situação complicada que a cidade vive em relação aos congestionamentos.

De toda forma, no vídeo em questão, é possível ainda vermos lindas imagens aéreas da cidade de São Paulo há quase 50 anos, além de animações que mostram o projeto e fluxo do metrô e os planejamentos iniciais que foram colocados em prática pela primeira vez em Setembro de 1974.

Assista logo a seguir e perceba como no começo há uma liberação do governo, que em plena ditadura, infelizmente tinha o poder de aprovar ou censurar todos os materiais audiovisuais lançados no Brasil.

Por Felipe Ernani e Tony Aiex

Documentário sobre as obras do Metrô de São Paulo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!