The Chicks - March March

É muito provável que você ache que não conhece a banda norte-americana The Chicks.

Isso porque, afinal de contas, o trio de cantoras e instrumentistas do Texas existe há 31 anos (!) mas há menos de uma semana deixou de ser conhecido como Dixie Chicks para adotar o novo nome.

A mudança de uma alcunha divulgada por mais de três décadas foi um ato de bravura, já que alterar a forma como você é conhecido requer muita coragem, e veio porque o trio do Texas não queria se associar à palavra “Dixie”, que tem conotações racistas.

Explico: seu uso foi empregado para designar os estados do Sul dos Estados Unidos que formavam os chamados “Estados Confederados da América”, onde a escravidão de pessoas negras predominava e as filosofias tidas como base pregavam ideias como a de que “era a grande verdade de que o preto não é igual ao homem branco, esta escravidão, subordinação a uma raça superior, é a sua natural e normal condição. O nosso novo governo é o primeiro, na história do mundo, baseado sobre esta grande verdade física, filosófica e moral”.

A absurda, triste e amoral Confederação durou entre 1861 e 1865 e um dos ícones ligados a ela, a bandeira da armada confederada, tem sido amplamente criticada com pedidos para que seja retirada de todos e quaisquer símbolos oficiais do governo dos EUA.

The Chicks

The Chicks - Gaslighter

Voltando às The Chicks, elas tinham programado um novo disco de estúdio chamado Gaslighter para esse ano, mas como todos sabemos, a pandemia bagunçou o cronograma do planeta inteiro.

Com a nova data de lançamento marcada para 17 de Julho, o álbum agora já sairá com o novo nome da banda e terá 12 faixas, incluindo “March March”, que ganhou o clipe que pode ser visto abaixo.

Nele, cenas de protestos pelos EUA são mostradas como pano de fundo para a música que mostra que o trio The Chicks já deixou o country pra trás e mistura as suas influências com sonoridades bastante modernas e interessantes.

Mais Um Protesto na Carreira

Vale lembrar que se as ex-Dixie Chicks quisessem ficar longe das polêmicas, teriam uma boa desculpa para isso.

Em 2003, durante um show, alegaram que tinham “vergonha” do fato de que George W. Bush nasceu no Texas, assim como o grupo.

A frase foi dita por Natalie Maines em uma apresentação em Londres e quando o trio voltou aos EUA, foi duramente boicotado por rádios que baniram as suas músicas e fãs que disseram que nunca mais ouviriam seus materiais.

Em alguns casos, pessoas chegaram a empilhar CDs do Dixie Chicks nas ruas e passar com um trator por cima deles para mostrar toda sua raiva por conta dos comentários da artista, que emitiu um pedido de desculpas mas em 2006 o retirou, falando que Bush não merecia seu respeito.

Mesmo depois de tudo isso, o grupo permaneceu ativo e lançou um novo disco com Taking The Long Way em 2006, mas passou a viver períodos de hiato.

Gaslighter será o primeiro álbum das agora The Chicks em 14 anos.

Ouça o novo single na playlist oficial do TMDQA! logo abaixo e veja o clipe na sequência.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!