O começo dos anos 2000 marcou um importante período do Metal brasileiro com a dissolução da primeira formação clássica do Angra e consequentemente o nascimento do Shaman, liderado por Andre Matos.

Andre, o baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori deixavam o Angra e um legado de discos como Angels Cry, Holy Land e Fireworks e davam início a um novo projeto com nome inspirando na faixa “The Shaman” da antiga banda.

O trio virou quarteto com a entrada de Hugo Mariutti na guitarra e mesmo sem ter um disco lançado saiu em turnê em 2001 tocando músicas do Angra, algumas covers e as primeiras composições inéditas.

Em junho de 2002 veio o lançamento de Ritual, disco de estreia que elevou rapidamente a banda a uma posição de destaque com direito a uma turnê mundial que durou mais de dois anos.

O sucesso do primeiro trabalho quebrou barreiras com a belíssima “Fairy Tale”, que entrou na trilha sonora de “O Beijo do Vampiro”, fato inédito para o metal brasileiro em novelas da Globo.

A importância de Ritual 18 anos depois vai além de mais de 500 mil cópias vendidas e um disco onde as 10 faixas são de uma qualidade acima da média.

Músicas com características essenciais do power metal como “Here I Am”, “For Tomorrow”, “Time Will Come” e “Over Your Head” mostraram várias influências além do estilo e comprovaram como o Shaman soube encaixar com maestria um lado místico nas letras e melodias dando força total ao conceito que pensaram no início de tudo.

Celebrar um lado espiritual, a força dos xamãs e o poder de renascimento em forma de música foi uma ponte curta pros fãs que já acompanhavam a carreira dos músicos e ainda arrebatou mais uma infinidade de novos admiradores.

Com Andre Matos e a formação clássica, o Shaman ainda gravaria o disco ao vivo RituAlive (2003) que celebrou todo o sucesso do primeiro trabalho, e o segundo álbum Reason (2005).

Recentemente o grupo anunciou a entrada de Alirio Netto nos vocais e fez uma live histórica em homenagem ao eterno maestro Andre, com depoimentos de vários convidados de peso como Andreas Kisser (Sepultura), Rafael Bittencourt (Angra), James LaBrie (Dream Theater) e Myles Kennedy.

Ouça Ritual na íntegra.

https://open.spotify.com/album/4cz4DkbeoFekanRMlbnZEp?si=jKCh5o83TZ6zM0t_8MWLHw

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!