Marisa Monte
Crédito: Marcelo Benzaquem

A cantora Marisa Monte lançou nas plataformas digitais o EP Princípios (1989 – 1992) – Ao Vivo, que encerra uma trilogia iniciada por Memórias (2001) – Ao Vivo e seguida por Hotel Tapes (1996).

A série de lançamentos faz parte de um projeto da Phonomotor e da Sony Music, que, pela primeira vez em áudio streaming, reuniram 30 canções gravadas pela artista em vídeos VHS e DVD, além de uma música inédita, “Acontecimento” (Hyldon).

A parte final deste catálogo apresenta cinco faixas ao vivo e uma delas, “These are the Songs”, traz a participação especial de Ed Motta. A música foi originalmente gravada por Tim Maia.

“Conheci o Ed Motta, em 1987, quando ele tinha 16 anos e eu 19. Quando fui convidada gravar meu primeiro registro audiovisual, um especial para a TV Manchete filmado em película e dirigido pelo Nelson Motta e pelo Walter Salles, em outubro de 1988, ele naturalmente estava entre meus convidados. E para aquela gravação nós escolhemos ‘These are The Songs’, uma canção do Tim Maia, que havia sido gravada no terceiro álbum do mestre da soul music brasileira, “Tim Maia” de 1972, em dueto com a Elis Regina,” relembra Marisa.

We are the Cosmos

We are the Cosmos
foto: divulgação

A banda gaúcha We are the Cosmos lançou recentemente nas plataformas de música o EP Manifesto!. O compacto conta com quatro faixas, que misturam o pop punk, metal e stoner rock, sob influência de grupos como Paramore, Linkin Park, Rage Against The Machine e Royal Blood.

Formado em 2018, o quarteto tem como integrantes Bruna Zarth (vocal/teclado), Deivis Kappes (guitarra/vocal), Cristiano Massena (baixo) e Leandro Kehl (bateria). O novo EP saiu através do selo Holiday Produtora, que já liberou os clipes para as faixas “Moonlight” e “Psycho Jam”.

Eugênio

Eugênio
foto: divulgação

A banda paulista Eugênio disponibilizou nas plataformas de streaming o EP Longa História, Breves Fins, que chega acompanhado do clipe para a canção “Curta Estadia”.

O vídeo foi dirigido por Eduardo Guerra e produzido em parceria entre a Egrégora Filmes e Bonobo Produções. Quem aparece nas cenas é o ator Jackson Judas. A Eugênio é formada por Sthé Caroline, Murilo Shoji, Lud Marolli e Paulo Lins.

Pedro Simples

Pedro Simples
foto: reprodução

O cantor Pedro Simples divulgou nas plataformas digitais a faixa “Noiz por Noiz”, feita em parceria com a rapper Alinega. A canção tem caráter de manifesto contra o atual cenário político nacional e menciona as questões indígenas, de raça e gênero na luta por direitos iguais.

“Essa música é um protesto verbal sobre nosso estado governamental e seus genocídios, além da propagação das culturas necropolítica, misógina, escravocrata e elitista. A participação do Alinega na faixa acontece justamente para dar voz à comunidade preta e LGBTQIA+,” afirma Pedro.

“Não sou um homem trans apenas no rap, sou na vida como um todo, então é sempre difícil. Dentro do rap ainda há uma separação, e são as mulheres cis que cedem um pouco desse espaço para as pessoas trans. Mas isso ainda não é representatividade. Eu quero ver os meus iguais sendo representados e esse é o meu lugar: ser referência para outros NBoys que passam pelo mesmo que eu passo,” complementa Alinega, que lançou o EP Feita Para Ser Amada.

Mariá

Mariá
foto: Lucas Mortatti

A banda paulista Mariá lançou o clipe para a faixa “Amor Além do Corpo”. A canção reflete sobre o amor além do corpo físico e o vídeo usa a dança para retratar estas questões. Ainda há a utilização das libras para conversar com os deficientes auditivos.

Para tal, o clipe contou com a preparação da artista visual Lia Petrelli, que foi responsável pela coreografia e estudou como a música conversava com os corpos de cada uma das dançarinas.

“Acreditamos que a dança abraça aqueles que interagem com a música de uma maneira diferente. Nossa ideia foi criar um conteúdo inclusivo, que também chegasse a essas pessoas,” explica Ítalo Spioni, baixista da banda.

Além de Ítalo (baixo e voz), o grupo é formado por Almir Gomes (voz e guitarra),Pedro Sanches (guitarra e voz) e Lucas Falcão (bateria). A Mariá Música Livre, seu nome completo, estreou em 2018 com o álbum O Curioso Mundo de Quem Crê.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!