Mano Brown e Drauzio Varella

Ontem aconteceu a aguardada live Draw e Brown, que uniu o rapper Mano Brown, conhecido por seu trabalho com o Racionais MC’s e em carreira solo, e o médico Drauzio Varella.

A transmissão foi uma conversa rica em assuntos dos mais diversos, passeando desde a música até o racismo e a situação atual do Brasil. Este último tópico, no entanto, foi o que gerou um dos momentos mais poderosos da ocasião após o Dr. Drauzio perguntar a Brown como ele enxergava o país hoje.

O rapper respondeu:

Brasil de hoje? Brasil feião, sem maquiagem, né. Do jeito que ele sempre foi, só que era maquiado. Sempre foi isso aí, doutor. Esses ‘coisa mandada’ aí sempre teve. Tá naqueles Rap que os ‘cara’ tudo cantava. É esses ‘coisa mandada’ aí, que tão fazendo essas coisas. Pessoal já falava, a gente falou também.

Na real, o favelado, doutor, o morador da periferia, não tá assustado com essas coisas. George Floyd, COVID… não tá. Deveria, mas não tá, doutor. A vida é luta constante pra esse povão ali. Acabou COVID, vai pra próxima luta. Não tem axé. Aí tem as comidas ruins também. Povão tá comendo comida ruim do mercado, comida sintética, comida com corante, com veneno, com adoçante… Vai lá e vai zoar o rim agora, o pulmão. Os ‘cara’ vende veneno pro povão. Os ‘cara’ fica rico vendendo veneno pro povão, o senhor é da saúde, o senhor sabe disso. Eles matam o nosso povo pela boca, doutor.

Então, eu posso fazer Rap falando da abordagem da polícia que matou. Posso falar também. Agora, tem que falar todas essas coisas aí também. Povão comendo veneno. Os que têm, né, doutor. E quando tem come bem, come bastante, e come coisa que o mercado, que a televisão vende. Coisa de qualidade duvidosa, feita de sei lá o que. Povão come porque é gostoso. McDonald’s, esses barato.

Você pode conferir esse trecho a partir da marca de 52:30 da conversa na íntegra, disponível no vídeo abaixo. Vale a pena assistir esse debate do começo ao fim!

Live de Mano Brown com Drauzio Varella

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!