Peter Freedman, dos microfones Rode
Foto via Alternative Nation

Lembra que ontem mesmo nós contamos por aqui que o violão que o Kurt Cobain, do Nirvana, usou no MTV Unplugged foi arrematado por 30 milhões de reais pelo empresário australiano Peter Freedman num leilão?

Agora ele, que é o fundador da marca de microfones Røde, revelou o que pretende fazer com o instrumento, que acaba se tornar a guitarra mais cara de todos os tempos batendo um recorde de David Gilmour.

Ele vai protegê-la e usá-la como veículo para destacar as lutas que os artistas estão enfrentando e sempre enfrentaram.

Freedman fez questão de lembrar ainda que este momento de pandemia fez escancarar a realidade de muitas pessoas que trabalham com música ao redor do mundo. “Trouxe à tona a dura realidade de que os músicos trabalham em um setor para o qual há pouco apoio em momentos de necessidade,” afirmou (via Alternative Nation).

Para a maioria, o acesso a serviços financeiros e de saúde – particularmente serviços de saúde mental – é muito limitado. Enquanto muitas indústrias estão gradualmente voltando ao normal, levará muito tempo para que o mercado da música volte a funcionar como antes. O preço que isso custou e que continuará custando é enorme. O momento requer ação, e eu sou um homem de ação.

Violão de Kurt Cobain

Novo dono do violão de Kurt Cobain
Foto via Alternative Nation

O empresário afirmou que quando soube que o violão estava em leilão, principalmente neste momento que a indústria global foi abalada com o impacto da COVID-19, ele viu a oportunidade não apenas de arrematá-la para compartilhar com os fãs de música, mas de fazer isso de uma maneira que desperte a consciência para a luta que músicos e artistas enfrentam todos os dias.

Além disso, Peter Freedman espera também que o negócio inspire e cause efeito nos governos.

Pelo que dá a entender, Peter irá fazer o violão rodar pelo mundo em exibições que terão como objetivo principal conscientizar comunidades a respeito dos músicos como profissionais e suas situações.

Numa declaração logo após a compra, o empresário revelou como estava se sentindo com a nova relíquia: “assustado e tremendo”. Não é para menos, né?

Por Felipe Tellis e Tony Aiex

LEIA TAMBÉM: foto rara com Kurt Cobain comemora o aniversário de “Bleach”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!