Neil Young em 1975
Foto via Consequence of Sound

Em 1975, Neil Young finalizou o que seria talvez seu álbum mais emotivo — e, justamente por isso, resolveu não lançá-lo na época.

Homegrown seria o sucessor de On the Beach (1974), gravado pouco tempo após o icônico Harvest (1972) e apresenta uma sonoridade majoritariamente acústica com uma banda de apoio formada por nomes como Levon HelmBen KeithKarl T. HimmelTim DrummondStan Szelest Robbie Robertson, além de uma participação de Emmylou Harris.

O disco veio inspirado em sua relação complicada com a atriz Carrie Snodgress. Em comunicado (via CoS), Neil pede desculpas por ter demorado tanto para lançar o trabalho e o explica:

Eu peço desculpas. Esse álbum ‘Homegrown’ deveria ter estado lá para vocês alguns anos após o ‘Harvest’. É o lado triste de um caso de amor. O dano adquirido. A dor no coração. Eu simplesmente não conseguia ouvi-lo. Eu queria seguir em frente. Então eu o guardei para mim, escondido no cofre, na prateleira, nos fundos da minha mente… mas eu deveria tê-lo compartilhado. É bonito, na verdade. É por isso que eu o fiz em primeiro lugar. Às vezes a vida machuca. Vocês sabem o que eu quero dizer. Esse é aquele que escapou.

“Love Is A Rose”, “Homegrown”, “White Line”, “Little Wing”, and “Star Of Bethlehem” — would find a home on other albums. The other six selections, as well as the spoken word narration of “Florida”, have never been issued before.

Álbum “perdido” de Neil Young

Apesar do álbum não ter sido lançado na íntegra, cinco das doze canções que o integram foram parar em outros trabalhos do cara. “Love Is a Rose” esteve na compilação Decade (1977), “Homegrown” e “Star of Bethlehem” estiveram em American Stars ‘N Bars (1977), “Little Wing” apareceu em Hawks & Doves (1980) e “White Line” esteve na coleção de arquivos Songs for Judy (2018).

Por enquanto, o disco está disponível apenas no site oficial do músico. Ele chegará às plataformas de streaming no próximo dia 19 de Junho, sexta-feira.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!