Tribo da Periferia
Divulgação

Há 20 anos como um dos grupos mais proeminentes do Rap nacional e em especial da cena de Brasília e região, a Tribo da Periferia segue muito firme e prepara o lançamento do 5º Último, seu primeiro disco de inéditas desde 2016.

Antes de disponibilizar o álbum, no entanto, o duo que hoje é formado pelos amigos de longa data Duckjay Look nos presenteou com a emocionante “Photoshop”, um respiro de amor em meio à loucura do mundo nos últimos tempos. Como o próprio Duckjay descreve em entrevista exclusiva ao TMDQA!:

Para falar de amor não existe momento ideal, acho que todos os momentos são propícios para isso. No caso da música ‘Photoshop’, que foi composta antes da pandemia, encontramos nela uma mensagem e musicalidade que seria positivo para o momento de inseguranças e tribulações que estamos passando.

Tribo da Periferia

Com uma sonoridade mais Pop do que nunca — ainda que não seja algo necessariamente buscado pela dupla —, “Photoshop” mostra que mesmo após tanto tempo de carreira a Tribo ainda tem muitos caminhos a explorar.

Duckjay cita que “Photoshop” foi “um desafio” já que é mais acostumado com “outros estudos”. “Nunca consegui fazer algo assim”, conta ele, “como produtor, ‘Photoshop’ foi uma das melhores que fiz!”.

É fato que, quando as atividades começaram e o grupo se lançou com Verdadeiro Brasileiro em 2003, era difícil imaginar tomar o palco ao lado de Marília Mendonça, que o rapper descreve como “a maior artista brasileira da atualidade” e que é fã declarada dos caras. Para ele, foi um dos momentos mais espetaculares nesses 20 anos de história.

Para Duckjay, a reflexão sobre esse tempo desde que a Tribo começou a surgir no underground do Rap leva a lugares emocionantes:

Hoje fico imaginando… quantas coisas que poderiam ter acontecido com a gente, pois quem nasce na periferia sempre serão os últimos a serem notados. A gratidão e sensação de alívio são indescritíveis, pois quando subimos num palco e sentimos o carinho e orgulho de nossos fãs e admiradores é como um troféu. Agora só temos a agradecer as oportunidades que a música nos proporciona.

Atualmente, ele resume o sentimento como “somente gratidão” pela trajetória incrível que vem sendo traçada. E, como se não bastasse ter se apresentado ao lado de Marília, a parceria já rendeu também um baita símbolo dessa fase da Tribo: a canção “Conspiração”.

Rap no Brasil e DVD Acústico

Pioneiro na produção caseira do Rap, Duckjay reconhece que hoje temos uma música “mais rica em diversidade”. E, obviamente, entende o quanto é positivo que hoje os home studios estejam mais populares do que nunca; ele faz questão de ressaltar quanta arte não se perdeu pela falta de suporte:

Quantos artistas espetaculares que perdemos por não terem suporte para produzir ou expor sua arte? Hoje vejo a música mais rica em diversidade. Existe todo tipo de Rap e isso acrescenta no crescimento do gênero, os clássicos só serão clássicos se existir a nova geração! E fico feliz pelo momento que o Rap está passando, feliz também por fazer parte dessa evolução! Quanto mais opções, melhor. Ninguém é obrigado a ouvir o que não gosta, então… que venham mais tendências e variedades.

Ele completa deixando bem claro que, “desde que sejam construídas com verdade e carinho”, irá prestigiar todas as vertentes que surgem. E uma delas, o chamado Rap Acústico, será explorada da maneira bem característica que a Tribo tem no primeiro semestre de 2021.

Com o projeto de um DVD no estilo, Duckjay não pôde revelar muito sobre o que vem por aí. Mas, ainda que tenha reforçado que vai nos deixar na expectativa, afirma:

Esse projeto tem o propósito de contar um resumo da nossa história, além de mostrar um lado bem mais musical da Tribo da Periferia. O projeto contará com músicas que marcaram épocas e também teremos várias músicas inéditas. Não posso contar muito ainda!

Até o momento, já são 14 faixas divulgadas do 5º Último, em um processo que começou em 2017 com o lançamento de “Fumaça do Gênio”. Outras das canções do projeto, como “Nosso Plano” e “Pianista da Rua 6”, já estão entre as mais ouvidas do grupo e você pode conferir abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!