Chino Moreno (Deftones) levantando voo
Foto: Wikimedia Commons

Fãs de Deftones, as notícias saindo do forno são pra lá de empolgantes.

Quem falou a respeito do primeiro disco do grupo em quatro anos foi o baterista Abe Cunningham, e ele disse que o sucessor de Gore já está finalizado.

Segundo ele, o álbum está em processo de masterização e a ideia é marcar uma data de lançamento para Setembro.

Se esse cronograma for cumprido, é provável que tenhamos o lançamento de singles já nos próximos meses como uma forma de esquentar as preparações para a disponibilização do disco ao mundo.

Novo Disco do Deftones

As declarações de Abe vieram na versão online do Download Festival, e ele confirmou que a banda trabalhou com o produtor Terry Date, responsável pelo clássico White Pony (2000), entre outros:

Estamos trabalhando com o nosso velho amigo Terry Date, que fez alguns dos nossos primeiros discos e outras coisas também. Ele está em Seattle por causa do lance do distanciamento social; foi um pouco difícil, mas conseguimos encontrar uma forma de mixar o álbum sem estar lá.

É melhor quando todos estamos no estúdio. Nós podemos mexer, argumentar e fazer as nossas coisas.

Mas é isso, nós completamos essa parte. O disco está sendo masterizado agora mesmo e isso é o principal. Então tem sido algo a se fazer nesses tempos tão estranhos.

Abe também falou sobre a sonoridade, principalmente por conta da volta de Terry Date ao lado do grupo, já que seu último trabalho havia sido em Deftones (2003):

Não há como a gente não soar como a gente mesmo, mas ao trabalhar novamente com Terry há alguns sons que desenvolvemos com ele que meio que se tornaram o núcleo da nossa sonoridade, e tudo isso está de volta novamente.

Eros

Na entrevista, Cunningham ainda falou sobre Eros, icônico disco da banda que foi engavetado por conta do acidente com o baixista Chi Cheng que acabou matando o músico.

Segundo ele, existe a possibilidade de lançar o álbum como um EP:

O disco nunca foi finalizado, e é isso que as pessoas não entendem. Elas perguntam, tipo, ‘vocês estão com esse material parado?’ E não, não estamos sentados em cima de algo finalizado. Nós nunca terminamos esse projeto. E aí o Chi sofreu o acidente e tudo parou. E francamente, nem é tão bom. Há algumas músicas ali que são bem boas.

Mas eu preciso ser honesto. Estávamos tentando voltar a isso para ver o que poderíamos fazer e não é que não seja bom, é só que… há muita coisa ligada a isso também, sabe? E eu entendo que as pessoas sejam apaixonadas por isso e queiram ouvir a última contribuição musical de Chi.

Nós conversamos sobre talvez lançar uma versão reduzida ou um EP de quatro ou cinco músicas, algo assim. E isso faz sentido. Mas teremos que trabalhar em cima de todas as questões legais disso e ainda temos que terminar as músicas. Mas sim, seria ótimo ver esse trabalho sendo lançado, definitivamente.

LEIA TAMBÉM: 10 discos perdidos que gostaríamos de ouvir

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!