Tiago Iorc e Anavitória
Fotos: Instsagram / YouTube

Ontem à noite (12), como falamos por aqui, o duo Anavitória fez uma live como parte de uma transmissão que ainda teve shows de Nando Reis e Duda Beat.

Por lá, em certo momento, a cantora Ana Caetano antecipou a performance de “Trevo (Tu)”, uma parceria com Tiago Iorc, com uma espécie de discurso e “cobrança” direcionada ao cantor e compositor.

Segundo ela, a dupla está trabalhando em um novo projeto e gostaria de regravar o som, mas estaria esbarrando na liberação dos direitos autorais de Tiago.

Ao falar sobre, Ana disse:

A música que a gente vai cantar agora é muito especial na nossa carreira, muito forte no meu coração. Eu a escrevi em 2015 e convidei um amigo para escrever comigo. Esse amigo escreveu e me deu um refrão lindo que a gente ama muito e vocês conhecem bem. Essa música chegou a vocês de um jeito muito massa, foi um momento muito lindo na nossa carreira e muito poderoso também, porque abriu muitas portas e foi muito especial.

Nesta semana a gente recebeu uma notícia um pouco estranha e um pouco triste também de que esse outro autor da música está impedindo a gente de regravar a nossa música. A gente tem um projeto pra lançar e essa pessoa impediu a gente de regravar a música.

O meu entendimento de arte é muito para as pessoas. A partir do momento que passa para mim e vai para o mundo, ela não é mais minha, ela é do mundo. Me dói muito isso acontecer. Eu espero que essa música nunca seja interrompida, os caminhos dela nunca sejam interrompidos e eu espero que essa pessoa receba essa mensagem, porque é com todo o meu carinho e todo o meu amor.

Continua após o vídeo

Resposta de Tiago Iorc

Há alguns minutos, Iorc usou a sua conta oficial no Instagram para se manifestar, até porque vinha sendo amplamente criticado pela base de fãs de Anavitória nas redes sociais a ponto de se tornar um dos assuntos mais comentados do Twitter e até virar meme.

Em um vídeo, ele começa até tirando sarro da situação mandando um “bom dia para quem está sendo cancelado na internet em pleno sábado!”:

Mas vamos falar sério que o assunto é sério. É o seguinte: ontem à noite as meninas do Anavitória se pronunciaram durante a live delas fazendo um apelo pra liberação do direito autoral da música ‘Trevo’ da qual eu também sou autor.

Primeiramente eu quero deixar claro que esse deveria ser um assunto privado e que eu me sinto extremamente desconfortável e até sem jeito de ter que me manifestar publicamente em relação a isso principalmente nesse momento tão delicado que a gente tá vivendo. Eu acho extremamente desnecessário, mas enfim. Me vi no direito de dar uma resposta e na necessidade também de abrir o lado de cá pra que vocês possam ter um pouquinho mais de informação.

Meninas, Ana, eu entendo teu sentimento e provavelmente me sentiria da mesma forma com isso que tá acontecendo… SE eu não soubesse o que tá acontecendo por trás de tudo isso.

E me parece, fica evidente, que nessa tua atitude impensada de tornar isso público você realmente da missa não sabe a metade. O escritório que gerencia a carreira de vocês, que é o escritório com o qual eu trabalhava e não trabalho mais, ele vem repetidamente sabotando o meu trabalho e agindo de má fé pra me prejudicar, causando danos inclusive financeiros.

Mas enfim, em relação a tua manifestação, eu to contigo, eu acho que existe sim essa dor de querer que a música vá para o mundo, mas também é um pouco contraditório porque de fato a música é para as pessoas mas a lei do direito autoral existe para proteger os autores. Então eu tenho certeza que em nenhum momento da tua vida artística você abriu mão disso porque você sabe o valor que isso tem na sua vida.

Então, em relação à liberação dessa música, pode ficar tranquilas [sic] que eu não tenho o intuito de prejudicar nem você, nem a música. Eu só to revendo o meu direito e muita coisa precisa ser esclarecida em relação ao escritório de vocês antes que isso possa existir.

Eu tenho certeza que vai existir em um momento adequado, que as coisas vão ficar entendidas frente à realidade de tudo que tá acontecendo e respeitando o direito de todo mundo.

Então um beijo e obrigado.

Felipe Simas

O escritório que gerenciava a carreira de Tiago Iorc e trabalha com Anavitória há um bom tempo é o F/SIMAS Empreendimentos Artísticos, de Felipe Simas.

Além da dupla, ele ainda gerencia carreiras como a de Manu Gavassi, e pelo menos até o momento dessa publicação (18:30 do dia 13/06), não havia se manifestado sobre as declarações de Tiago.

https://www.instagram.com/p/CBYgqosFZEN/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!