Lady A, antigo Lady Antebellum
Foto via Wikimedia Commons

Um dos nomes mais proeminentes do Pop/Country americano nos últimos anos, que chegou às paradas com hits como “Need You Now”, a banda Lady Antebellum está oficialmente mudando de nome para Lady A.

A decisão foi informada em uma longa postagem no seu Instagram oficial, explicando que a conotação racista do termo “antebellum” demorou a ser percebida como problemática pela banda, principalmente por não ter sido a intenção inicial, mas reforça que é tempo de mudanças na sociedade.

A palavra “antebellum” seria traduzida para algo como “antebélico”, ou seja, que vem antes de uma guerra. A expressão geralmente é usada para se referir ao Sul dos EUA antes da Guerra Civil, quando o racismo e a escravidão eram práticas comuns.

Na publicação, disponível abaixo e traduzida na íntegra, você pode entender a escolha do nome originalmente e a decisão de mudá-lo agora.

Lady A

https://www.instagram.com/p/CBTJB4Dg3WM/

Queridos fãs,

Como uma banda, nós lutamos para que nossa música seja um refúgio… inclusivo para todos. Nós assistimos e ouvimos mais do que nunca nessas últimas semanas, e nossos corações foram tomados por uma convicção, os nossos olhos foram bem abertos para as injustiças, desigualdades e vieses que as mulheres e homens Negros têm enfrentado desde sempre e continuam enfrentando todos os dias. Depois de muita reflexão pessoal, discussão entre a banda, orações e muitas conversas honestas com alguns dos nossos amigos e colegas Negros mais próximos, nós decidimos tirar a palavra ‘antebellum’ do nosso nome e seguir em frente como Lady A, o apelido que nossos fãs nos deram desde praticamente o começo.

Quando começamos nossa jornada juntos há quase 14 anos, nós demos o nome à nossa banda em referência ao estilo arquitetônico do sul ‘antebélico’ da casa em que tiramos nossas primeiras fotos. Como músicos, nos lembrou de toda a música nascida no sul que nos influenciou… Southern Rock, Blues, R&B, Gospel e é claro Country. Mas estamos arrependidos e envergonhados de dizer que não levamos em conta as associações que dão peso a essa palavra em referência ao período histórico antes da Guerra Civil, que inclui a escravidão. Nós pedimos profundas desculpas pela dor que isso causou e para qualquer um que não se sentiu seguro, visto ou validado. Causar dor nunca foi a intenção de nossos corações, mas não muda o fato de que de toda forma, aconteceu justamente isso. Então hoje, nós falamos e fazemos uma mudança. Nós esperamos que vocês curtam isso e se juntem a nós.

Nós acreditamos que fomos Acordados, mas isso é apenas um passo. Há incontáveis outros que precisam ser dados. Queremos fazer melhor. Estamos nos comprometendo a examinar nosso impacto individual e coletivo e a fazer as mudanças necessárias para praticar o anti-racismo. Nós iremos continuar nos educando, teremos conversas duras e procurar as partes do nosso coração que precisam ser podadas — para crescermos e virarmos humanos melhores, vizinhos melhores. O nosso próximo passo pra fora será uma doação à Iniciativa Equal Justice através do LadyAID. Nossa oração é que se nós liderarmos pelo exemplo… com humildade, amor, empatia e ação… nós podemos ser aliados melhores a aqueles que sofrem com injustiças faladas e veladas, enquanto influenciamos nossas crianças & gerações por vir.

Com amor,

Lady A

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!