Kendrick Lamar em protestos antirracistas em Compton
Foto: @saulopez / Instagram

O rapper Kendrick Lamar se juntou a diversos manifestantes em sua cidade natal, Compton, em um protesto pacífico antirracismo no último Domingo. Sem muito alarde e publicações em redes sociais, o músico foi reconhecido por um fã e foi fotografado nas ruas da cidade.

Lamar recentemente havia sido o alvo de críticas na Internet por não utilizar suas redes sociais para demonstrar apoio à causa. Embora não tenha uma presença ativa na Internet, o rapper já realizou diversas ações e programas para beneficiar comunidades carentes e minorias em Compton.

Além disso, Lamar também já expressou diversas vezes sua opinião em relação a assuntos sociais e raciais em suas músicas. To Pimp a Butterfly, um dos discos mais elogiados de 2015, abordou temas como racismo institucionalizado, hipocrisias de classes sociais e saúde mental. Um dos singles do trabalho, “Alright”, acabou se tornando um hino dos protestos mobilizados pela organização Black Lives Matter naquele ano.

Nas redes sociais, artistas como IDK foram em defesa do rapper após as críticas. “As pessoas estão querendo cobrar do Kendrick Lamar como se já não soubéssemos que ele é uma pessoa que faz muito, mas fala pouco”, disse IDK em seu Twitter. “Eu acredito que ele está fazendo as coisas acontecerem por trás das câmeras”, completou.

Embora posicionamentos oficiais sejam bem-vindos, ações valem mais do que palavras. E como já disse o próprio rapper em “ELEMENT”, “I don’t do it for the ‘Gram, I do it for Compton” [Eu não faço isso pelo Instagram, faço isso por Compton]. Você pode conferir o registro da participação de Lamar na marcha em Compton logo abaixo.

https://www.instagram.com/p/CBJ907bHllS/?utm_source=ig_embed

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!