Protagonistas do clipe de
Foto: Guilherme Delazzari

Violência é um termo recorrente na realidade mundial. No entanto, não são todos que sentem na pele o racismo, que é uma das piores violências de uma sociedade. As lições que deveríamos ter aprendido com o passado não se mostram eficientes ainda. A discrepância entre o modo como negros e brancos são tratados na sociedade ainda é alarmante.

As provas estão em todo lugar. De 13 feminicídios registrados diariamente no Brasil, 9 são de mulheres pretas. Isso sem contar com a estigmatização da cultura negra, que tem baixa representação na mídia e nos padrões de beleza impostos socialmente.

Em homenagem às mulheres pretas, o ator e cantor Barroso Eus lançou, com exclusividade do TMDQA!, o clipe de seu novo single “Amor Livre“. Lançado em pleno Dia dos Namorados, o vídeo é uma carta aberta a toda e qualquer forma de amor, dedicado especialmente às vidas negras que se foram.

 

“Só existirá paz quando houver justiça”

O clipe, dirigido pelo Coletivo Eus (Barroso, Flávia Mian e Laura Sciulli), foi feito por uma equipe 95% composta por mulheres. Em tela preta, o vídeo começa com um texto que introduz seu tema principal. As frases pedem que pessoas brancas tenham respeito e valor pela cultura preta. Também é comentado sobre a importância de se consumir conteúdos de artistas pretos e de se colocar pretos no poder. “Isso é reparação histórica”, diz o texto.

Protagonizando o vídeo estão 10 mulheres pretas que gravaram cenas em suas respectivas casas durante o isolamento social. São elas: Barbara Pereira, Érica Ribeiro, Valéria Barcellos, Juliana Bastos, Luanna Silva, Isabela Catão, Selma Fernands, Ayaní,
Gabriela Dias e Jess Nascimentto.

Sobre o resultado final, Barroso conta:

É necessário buscar novas narrativas para o povo preto. Precisamos habitar esses
lugares que ainda somos minoria. A reparação histórica só vai acontecer a partir da desconstrução de tudo o que está levantado até então. O clipe se faz necessário
para colocá-las como catalisadoras dessa mensagem.

Para concluir, surge uma frase de Angela Davis: “Temos que falar sobre libertar mentes tanto quanto sobre libertar a sociedade”.

 

Novo álbum

Barroso
Foto: Sergio Santoian

Conforme já noticiamos anteriormente, Barroso Eus está preparando terreno para lançar seu disco novo. O trabalho será dividido em quatro atos que, juntos, formam uma narrativa. São eles: origem, amor, coragem e sabedoria.

Até o momento, já foram lançadas as faixas “Infinito Blues“, “Ato I – Amar“, “Ato II – Coragem” e “The Big Bang Theory e Coisas Mais“. Vamos manter vocês atualizados quanto às novidades!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!