Álbum Ira
Divulgação

A banda IRA! lançou o álbum quase homônimo IRA no dia 5 de Junho como seu primeiro trabalho inédito desde o álbum Invisível DJ de 2007. Os integrantes Nasi (voz), Edgard Scandurra (guitarra e voz), Johnny Boy (baixo) e Evaristo Pádua (bateria) apostaram na divulgação nas plataformas digitais.

O grupo consagrado por sucessos como “Tarde Vazia” e “Envelheço na Cidade voltou às gravações no final de 2019 no estúdio A9 Audio em São Paulo. Em 2020, eles finalizaram o 12º trabalho autoral da banda, produzido e mixado pelo produtor Apollo 9 e o engenheiro de som Jeff Berg.

O álbum com 10 faixas mostra o amadurecimento do som da banda. As músicas “A Torre” e “Eu Desconfio de Mim” flertam com o pós-punk. Canções como “Mulheres à frente da Tropa” e “Efeito Dominó” contam com a parceria renomada de Virginie Boutaud (ex-integrante da Metrô). A música “Chuto Pedras e Assobio” foi gravada com a participação de outra cantora talentosa: Bárbara Eugênia. A cantora fluminense iniciou sua carreira no estado de São Paulo e realiza parcerias com Edgard Scandurra desde 2008. A composição de Bárbara e Edgard teve como inspiração a vida dos músicos na estrada.

 

Clipes lançados

O clipe de “Mulheres à Frente da Tropa” lançado em maio já anunciava o trabalho excepcional da banda. As imagens do vídeo dirigido pela artista Luciana Sérvulo foram gravadas em sua maioria nas dependências da Ocupação 09 de Julho. O vídeo homenageia, por meio de pinturas e figuras, mulheres marcantes que fizeram história por lutar pelos seus direitos, como: Marielle Franco, Dandara e Preta Ferreira.

A gravação do clipe de “Efeito Dominó” foi realizada à distância com assinatura do artista visual Gustavo Von Ha. A cantora Virginie também assinou a composição da canção e gravou sua participação no clipe diretamente de Toulouse na França. O artista visual comenta sobre a criação do clipe:

A montagem revela, além das imagens captadas exclusivamente para esse videoclipe, uma colagem de arquivos pessoais de todos os envolvidos na produção desse trabalho

 

O vídeo de “Efeito Dominó” do IRA! marca também a primeira vez que Von Ha dirigiu por Whatsapp: “É incrível produzir algo de uma forma completamente nova, resolvemos o problema do distanciamento dessa maneira”, declara o artista.

Assista ao clipe de Efeito Dominó e confira que distância não foi problema!

IRA já está disponível em todas as plataformas digitais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!