Foto: Reprodução/YouTube

O clássico filme …E o Vento Levou foi retirado da plataforma de streaming da HBO Max por “representações racistas que estavam erradas na época e que estão erradas hoje”. O filme é de 1939 e mostra personagens negros alegremente servindo pessoas brancas.

A decisão da empresa de remover a produção de seu catálogo vem após o Los Angeles Times (via CoS) publicar um artigo do roteirista John Ridley pedindo exatamente por isso. Ele foi o vencedor do Oscar por seu trabalho em 12 anos de Escravidão.

Em seu texto, Ridley pede à HBO para repensar a decisão de disponibilizar o filme, já que ele “não ignora os horrores da escravidão e perpetua alguns dos estereótipos mais dolorosos para pessoas de cor”.

É um filme que continua a legitimar a noção de que o movimento secessionista era algo melhor ou mais nobre do que aquilo que foi. Uma insurreição sangrenta para manter o ‘direito’ de possuir, vender e comprar seres humanos.

“…E O Vento Levou” é retirado da HBO Max

A emissora por ora decidiu retirar o filme de sua plataforma e em comunicado afirmou que é ele “é um produto de seu tempo e descreve alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”.

Essas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje e sentimos que manter esse título sem explicação e uma denúncia dessas representações, seria irresponsável.

No futuro, a HBO Max diz que pretende incluir a produção em seu catálogo novamente, porém com um aviso de que ele trata de um contexto histórico.

O filme será apresentado como foi originalmente criado, porque fazer o contrário seria o mesmo que alegar que esses preconceitos nunca existiram.

…E O Vento Levou ganhou dez categorias do Oscar e é o filme de maior bilheteria da história americana se o valor arrecadado for ajustado à inflação de lá pra cá. Só pra se ter uma ideia, com os valores corrigidos ele arrecadou mais de 3 bilhões e 700 milhões de dólares até 2019. O segundo na lista, Avatar, chegou a 3 bilhões e 300 milhões.

Ainda hoje, nós te contamos aqui também sobre outras produções que estão deixando de ser exibidas por canais de televisão americanos por mostrar violência policial, o que é completamente compreensível já que o país enfrenta uma das maiores ondas de protestos antirracistas já vistas, consequência da morte de George Floyd, homem preto asfixiado por um policial branco no meio da rua no final do mês passado.

Logo acima você pode assistir ao trailer de …E O Vento Levou.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!