Alceu Valença e Harry Styles
Fotos: Twitter / Shutterstock

Ah, como eu amo a internet! Uma thread postada no Twitter no último final de semana chamou atenção para um possível caso de plágio não só de uma música, mas de uma carreira inteira.

Os envolvidos são o mestre veterano da música brasileira Alceu Valença e o cantor britânico e ex-integrante da banda One Direction, Harry Styles. E como se diz por lá, segue o fio!

Uma usuária da rede social postou para todo mundo ver o resultado das pesquisas dela sobre uma suspeita de que o artista internacional estaria seguindo os mesmos passos do brasileiro em sua carreira. O título da tese é “Provando que Harry Styles está tentando ser o Alceu Valença”.

A partir daí várias provas como fotos, letras e títulos de músicas, e até flagras de cópia de figurino e de uso de acessórios são incluídas no material que sustentam o argumento. E nós, depois de analisarmos tudo minuciosamente, viemos aqui declarar que, de fato, a coisa é séria.

Com toda nossa experiência de anos no mercado, temos certeza que vai ser difícil para o Harry Styles explicar essa situação e sair dessa ileso. (E, claro, estamos brincando, né?)

Acabou para você, Harry Styles!

Primeiro vamos citar as músicas: assim como Alceu Valença tem “Girassol”, do álbum Leque Moleque de 1987, Harry Styles tem “Sunflower”, do Fine Line, lançado no ano passado.

“Sign Of The Times” seria ~inspirada~ em “Anunciação” e “Embolada do Tempo”, “Lights Up” em “Acende a Luz” e “To Be So Lonely” em “Solidão”.

Isso sem falar na cópia descarada na introdução que ele fez de Alceu tocando “Anunciação” (sim, mais uma vez, afinal é um dos maiores clássicos da música brasileira) na faixa “Cherry”, do seu trabalho mais recente. Ouça com seus próprios ouvidos:

E se tudo isso ainda não basta para você, toma aqui então essas imagens:

A usuária do Twittter disse que entrou em contato com a equipe de Harry Styles para tirar satisfação sobre o caso, mas não obteve resposta. “Alceu se mostrou aflito”, revelou Sailor Mel, do @victorianaoamel.

Só para constar, caso precise, este post está cheio de ironia, afinal é óbvio que tudo não passa de uma brincadeira. Que nós amamos! Parabéns aos envolvidos! É para isso que nós pagamos internet.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!