Andre Matos com o Viper no Rock In Rio 2013
Foto de Andre Matos via Shutterstock

Há exatamente um ano, em 8 de junho de 2019, o mundo perdia Andre Matos.

Para homenagear o músico que liderou bandas como Angra e Shaman, a Viper, da qual Andre Matos também participou, acaba de lançar uma nova versão da faixa “The Spreading Soul”, parte do álbum Evolution de 1992.

“The Spreading Soul Forever” teve os vocais gravados por Andre Matos em 14 de Julho de 2013, numa sessão com o produtor Maurício Cersosimo que conta que, após a morte do músico, lembrou do dia em que eles estiveram juntos e pesquisou em seus arquivos o áudio da gravação.

“Encontrei essa versão e ela é minha homenagem ao Andre, ao Viper e aos fãs”, afirmou o produtor que já trabalhou com nomes como Paul McCartney, Avril Lavigne, Sepultura, Titãs, Emicida, entre outros.

O guitarrista Felipe Machado contou (via Radio Rock) que, apesar de Andre ter deixado a banda antes do lançamento do Evolution, ele sempre disse que queria ter feito parte da gravação desse álbum e, principalmente, dessa música, que era uma de suas favoritas.

Já o compositor da canção Pit Passarell se supreendeu com o registro de um take inteiro e perfeito na voz de Andre. Seu companheiro de banda, Guilherme Martin, falou sobre a honra de homenageá-lo neste dia: “o mais importante é poder de certa forma estar ao lado do Andre novamente e sentir que sua presença, talento e carisma continuam com a gente e são eternos”, concluiu.

A música tem a participação de Felipe Machado na guitarra, Pit Passarell no baixo, Hugo Mariutti no violão, Guilherme Martin na bateria e de Renato Zanuto no arranjo de cordas. A produção e a mixagem foram feitas pelo próprio Mauricio Cersosimo no CTS Studios, em Nova York, nos Estados Unidos. Ouça a canção ao final do texto.

Andre Matos e o Dia do Heavy Metal

Nesta segunda-feira, dia 8, será a primeira vez que o Paraná vai comemorar o “Dia Estadual do Heavy Metal”, conforme a lei 20.175 publicada no dia 8 de abril deste ano no Diário Oficial.

O projeto de autoria do deputado estadual Douglas Fabrício e sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior é para homenagear Andre Matos, reconhecido pelo estado do Paraná como “pioneiro em misturar música clássica com o estilo pesado do heavy metal e mais ritmos brasileiros”.

O estado ainda classifica o músico como um dos responsáveis por colocar o Brasil no cenário do rock internacional e reconhece sua importância prestando esta homenagem.

Na semana passada, nós publicamos aqui sobre a biografia de Andre Matos, que também homenageia o artista e que sai em novembro. Saiba mais.

Ouça abaixo a faixa “The Spreading Soul Forever”, da banda Viper, com Andre Matos nos vocais.

LEIA TAMBÉM: Um ano sem Andre Matos – mergulhe em 7 projetos e participações do maestro

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!