Queens Of The Stone Age - Rated R

Nicotine, valium, vicodin, marijuana, ecstasy, and alcohol… Cocaine!

Definitivamente essa lista de “ingredientes para uma boa festa”, como Josh Homme já descreveu o início de “Feel Good Hit Of The Summer”, é uma das aberturas mais poderosas em um disco de Rock And Roll.

E ela servia justamente como cartão de visitas de Rated R, segundo disco de estúdio do Queens Of The Stone Age que foi lançado há exatos 20 anos, em 06 de Junho de 2000.

Além da canção que continua sendo uma favorita dos fãs até hoje e cuja letra inteirinha não tem nada além dessas 7 palavras, o disco embala com uma sequência que tem outro hit, “The Lost Art Of Keeping A Secret”, e nos leva ao universo de Homme e sua trupe nos desertos da Califórnia.

Continua após o vídeo

Queens Of The Stone Age – Rated R

Rated R veio dois anos após o disco homônimo de estreia da banda que surgiu como um novo projeto derivado do mega influente Kyuss, símbolo do chamado Stoner Rock que vinha chamando a atenção do underground e de figurões da indústria.

Não à toa, foi produzido por Josh Homme ao lado de Chris Goss, vocalista da banda Masters Of Reality e produtor de discos do Kyuss e de outros nomes importantes de uma cena onde ele era figura significativa.

O resultado de Rated R, que precedeu o aclamado Songs For The Deaf (2002) foi uma mistura interessante de toda sujeira e poeira que o Stoner Rock carregava em suas guitarras com camadas mais acessíveis e, de vez em quando, até populares, o que fez do QOSTA o grande expoente do gênero no mainstream.

Continua após o vídeo

Formação da Banda e Mark Lanegan

Vale notar aqui que a banda sempre foi um projeto de Josh Homme onde ele contou com outros músicos para engrossar o caldo.

Em Rated R, a formação fixa do grupo tinha apenas ele ao lado do baixista Nick Oliveri, que não havia aparecido no primeiro álbum mas havia sido colega de Homme no Kyuss.

Na listas de créditos das faixas, porém, o time de músicos é pra lá de impressionante, e além do próprio Chris Goss, contava com Dave Catching (outro nome importante da cena, cofundador do estúdio Rancho de La Luna), Peter Stahl (Scream, banda de hardcore que teve Dave Grohl na bateria), Rob Halford, Barrett Martin e mais.

Talvez a participação mais significativa seja a de Mark Lanegan, do Screaming Trees, que começava a criar laços fortes com a banda e aparece em um dueto maravilhoso com Josh na faixa “In The Fade”, uma das melhores em toda carreira do QOTSA.

Continua após o vídeo

Rock In Rio, Brasil e Prisão de Nick Oliveri

Vale lembrar que foi com a turnê de Rated R que o Queens Of The Stone Age veio ao Brasil pela primeira vez.

A banda foi uma das atrações do dia 19 de Janeiro de 2001 no Rock In Rio e além das guitarras marcantes o show é lembrado até hoje por conta da prisão do baixista Nick Oliveri, que tocou pelado no palco.

Mesmo se vestindo após a quarta música, ele foi preso por “ato obsceno” a pedido do juiz Siro Darlan, que estava em um camarote VIP e passou a informação por rádio a um contêiner do Juizado de Menores.

Essa matéria de época da Folha de São Paulo conta o processo em detalhes e essa outra matéria recente, de Abril de 2020, mostra que Siro e seu filho são acusados de corrupção passiva e alvos da Polícia Federal.

Continua após o player

Hoje é dia de ouvir Rated R, uma das verdadeiras pérolas da discografia do QOTSA, bem alto!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!