Caetano Veloso - 342 Amazônia
Foto: YouTube

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (05), foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Surgiu como forma de lembrar a população da necessidade de preservação da natureza. Neste dia, entram em pauta questões relativas à poluição, à importância da sustentabilidade e ao bem-estar do mundo de forma geral. Questões essas que, na verdade, deveriam ser discutidas todos os dias.

Há cerca de um ano, no dia 4 de junho de 2019, Caetano Veloso subiu ao palco do Circo Voador, no Rio de Janeiro, para uma apresentação especial sobre o tema em parceria com o Greenpeace Brasil. O icônico show contou com as participações de Jorge Drexler, Dônica, Majur, Hiran e Teresa Cristina. O evento marcou também o lançamento do aplicativo 342 Amazônia, o primeiro aplicativo de ativismo ambiental do Brasil.

Pois bem, como forma de relembrar este emblemático show e de abrir as comemorações para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2020, o Movimento 342 Amazônia fez lançamentos diários de algumas performances da apresentação no canal do Mídia Ninja no Youtube. Os vídeos incluem versões ao vivo de clássicos da música que homenageiam a Terra e tudo que ela tem a nos oferecer.

 

As versões

Desde o dia 30 de Maio até hoje, foram lançados sete vídeos. Anteriormente, uma performance de “Um Índio” (Caetano) foi postada, mostrando o músico ao lado de representantes de vários povos indígenas.

O primeiro vídeo dentre as postagens recentes conta com uma nova versão de “Tropicália” que, além de Caetano, conta com versos na voz do rapper baiano Hiran. No dia seguinte, foi disponibilizada a releitura da banda Dônica (representada pelos integrantes Zé Ibarra e Lucas Nunes) para “Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque).

Já em Junho, o Mídia Ninja postou o compositor uruguaio Jorge Drexler cantando sua bela composição “Al Otro Lado del Río“. Depois foi a vez de “Luz do Sol“, de Caetano. No dia 3, foi divulgada a releitura que Majur fez para “Primavera“, composição de Cassiano e Silvio Rochael que ficou famosa na voz única de Tim Maia. No palco, ela teve a companhia de Hiran, Teresa Cristina, Dora Morelenbaum, Zé Ibarra e Lucas Nunes.

No dia 4, foi eternizada na internet a delicada versão que Caetano e Majur fizeram para o clássico “Asa Branca“, de Luiz Gonzaga. O último vídeo, postado hoje, mostra novamente Caetano interpretando uma de suas composições. Para “Gema“, o compositor contou com a ajuda dos belos vocais de Teresa Cristina, relembrando uma parceria que já aconteceu anteriormente.

As performances ainda contaram com as ilustres presenças de Pedro Sá (guitarra) e Pretinho da Serrinha (percussão).

 

“É a maneira mais bonita que encontramos para frisar o assunto”

Sobre a série de vídeos e a importância da preservação do meio ambiente, Caetano conta:

Essa série de vídeos mostra a presença forte do tema da relação do homem com a terra, com a Terra, na tradição da música popular brasileira. Tudo amparado pela riqueza da guitarra de nosso amado Pedro Sá e pela precisão e sensibilidade da percussão de nosso adorado Pretinho da Serrinha. É a maneira mais bonita que encontramos para frisar o assunto num período em que o cuidado com o Meio Ambiente se vê permanentemente desrespeitado pelas autoridades do momento.

Confira abaixo uma playlist com todas as versões divulgadas. Vale lembrar que as performances estão disponíveis também em outros aplicativos de streaming.

Você pode se informar a respeito do projeto 342 Amazônia clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!