Imagem Vinil
Crédito: divulgação

Estreia em rede nacional nesta quinta-feira (4), às 21h, o novo seriado da Prime Box Brazil, Imagem Vinil. O roteiro da produção é baseado no famoso LP duplo lançado por Aldir Blanc e Maurício Tapajós em 1984.

Criado e dirigido por Frederico Cardoso, o seriado, que terá dez episódios, deu forma e visual às crônicas bairristas extraídas das 20 composições autorais do disco.

O teaser da obra apresenta depoimento exclusivo de Aldir sobre os bastidores do processo de gravação do álbum. O artista nos deixou aos 73 anos no início do mês passado em decorrência da Covid-19.

Imagem Vinil é ambientada na Tjiuca, na zona norte do Rio de Janeiro, e traz Roberto Rodrigues na pele de Tapajós.

Com produção da Cinema Petisco, Cidadela e Pé de Moleque Filmes, a série tem direção de fotografia de Cristiano Moraes e apresenta cenários recorrentes na vida de Aldir e Maurício, como o Bar da Dona Maria, boteco na Rua Garibaldi onde os dois se reuniam com parceiros para compor, e o Estádio do Maracanã, além de ruas e comércios populares.

“Ouvia o disco na adolescência por conta do meu pai, na década de 80, e isso me deu vivência musical. Escutando-o repetidas vezes, entendi as letras pelo pensamento visual. Quando decidi filmá-lo, o desafio foi transpor não só as faixas, mas poesias e pinturas do LP, que parece um livro. Vejo nitidamente nos episódios a realidade paralela e atemporal que Aldir e Maurício criaram,” conta o diretor.

Aldir Blanc
Capa do LP duplo que deu origem à série “‘Imagem Vinil’

A faixa “Querelas do Brasil”, uma das mais conhecidas, é o tema da trilha sonora de abertura dos episódios, que contam com animações de Leandro Ferra. Outras músicas retratadas no seriado são “Perder um Amigo”, “Entre o Torresmo e a Moela” e “O Bonde”.

Também estão no elenco Guida Vianna, Lionel Fisher, Júlia Cartier Bresson, Clarisse Zarvos, Vitória Rangel, Felipe Garcia, Waleska Arêas, Marcello Melo, Maria Clara Guim, Christian Santos, Anderson Quack, Flávio Bauraqui e Arlindo Paixão.

SERVIÇO

Estreia: 4 de junho, às 21h

Último episódio: 6 de agosto

Canal de TV por assinatura: Music Box Brazil

Episódios: 10 episódios de 30 min, cada

Novos episódios: sábados, às 22h

Reprises: Segundas-feiras, às 10h30, e sextas-feiras, às 10h

Classificação etária: 14 anos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!