Krist Novoselic
Foto via Wikimedia Commons

Recentemente, como forma de tentar conter os protestos em nome de George Floyd que tomaram conta de cidades nos EUA e depois de ter ficado escondido em seu bunker na Casa Branca, o presidente Donald Trump adotou um discurso pedindo “lei & ordem”, e ameaçando conter a população por meio de forças militares. E parece que Krist Novoselic curtiu a posição do mandatário.

O ex-baixista do Nirvana teria usado seu Facebook — que foi transformado em conta privada após as polêmicas com essas postagens recentes — para compartilhar uma mensagem em que elogia Trump e credita a violência nos protestos a uma “insurreição da esquerda”:

Uau!!! Eu sei que muitos de vocês não conseguem aturá-lo, mas, o Trump mandou bem demais com esse discurso. Eu dirigi de Wahkiakum até Seattle e voltei hoje e vi incontáveis compatriotas [do estado] de Washington na estrada. Eu não vi nada de violência — mas uma estação de recarregamento da Tesla em um shopping em Auburn foi fechada pela polícia. Dirigindo, eu passei por pessoas comuns que já estão estressadas pela COVID. Agora, as redes sociais e a televisão estão exibindo imagens em repetição de um colapso da sociedade. Eu concordo, o presidente não deveria estar mandando tropas aos estados — e legalmente ele nem deve poder fazer isso de toda forma — ainda assim, o tom de seu discurso é forte e direto.

Eu tenho visto as imagens na mídia e fico pensando em quão polarizado o nosso país está. Tipo, até usar máscaras médicas em público pode ser visto como uma afirmação política! A violência, (e não os protestos) aparece como uma insurreição da esquerda. Imaginem se as chamadas ‘milícias patrióticas’ estivessem fazendo essa bagunça toda? Se fosse esse o caso, as pessoas da esquerda iriam ver com bons olhos uma intervenção federal. A maioria dos americanos quer paz em suas comunidades e o Presidente Trump falou sobre esse desejo. Esqueça os detalhes legais que poucos entendem — o Trump falou que iria parar a violência e isso é o que muitos querem.

Vale lembrar, inclusive, que até agora não há evidência concreta sobre a participação de grupos antifa — que foram classificados como terroristas pelo líder americano — nas demonstrações de violência nos protestos, inclusive com alguns relatos e vídeos apontando a participação de policiais e supremacistas brancos infiltrados como os causadores de tumulto.

Como Krist fechou sua página, você pode conferir um print screen da postagem através do Tweet abaixo (via CoS).

Em tempo, o ex-colega de Kurt Cobain e Dave Grohl também apagou a sua conta no Twitter.

Krist Novoselic, protestos e o discurso de Donald Trump

Após a publicação, diversos fãs questionaram o posicionamento de Krist, que de algumas formas se contradiz com as atitudes pelas quais o Nirvana se tornou extremamente conhecido.

Em um dos comentários, uma pessoa perguntava se era uma “conta paródia” do baixista, que respondeu:

Não é uma conta paródia — e certamente não é uma câmara oca para ficar reproduzindo discurso partidário. Eu prefiro pensar por mim mesmo obrigado.

Em outra resposta, Novoselic ainda declarou que votou em Gary Johnson nas eleições de 2016. Johnson faz parte do Partido Libertário, um dos grupos menores, mas foi filiado aos Republicanos até 2011. Ele também foi governador do Novo México entre 1995 e 2003.

Até a publicação desta matéria, Krist também havia deletado sua conta no Twitter e não se posicionou novamente sobre essa situação.

Krist Novoselic Twitter

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!