Beatles em
Reprodução/YouTube

Mesmo se você não for grande fã dos Beatles, certamente já ouviu em algum lugar a icônica música “Strawberry Fields Forever”.

Uma das canções mais pessoais de John Lennon, a faixa foi inspirada pela sua infância e, mais especificamente, por um lar de crianças do Exército da Salvação que levava o nome Strawberry Field (Campo de Morangos).

Acontece que em 2005, como contou a Rolling Stone à época, o local anunciou que estaria encerrando suas atividades. Localizado na Beaconsfield Road, em Liverpool, apenas três crianças estavam fazendo uso das instalações naquele momento e a ideia era realocar todas elas em famílias adotivas dentro de dois anos.

Reabertura do Strawberry Field

Recentemente os Beatlemaníacos tiveram uma notícia bem legal. Em 2018 foi anunciado um plano (via Ultimate Classic Rock) para reabrir o Strawberry Field de uma forma que é interessante para todos: além de servir como atração turística em homenagem a Lennon, ele também passaria a oferecer um programa de inclusão de adultos com dificuldades de aprendizado no mercado de trabalho.

O plano deu certo e a reinauguração foi feita em 14 de Setembro do ano passado. Agora, o público pode acessar o local pela primeira vez livremente e, claro, comprar mercadorias relacionadas ao Strawberry Field. Você pode continuar lendo mais sobre a inspiração de Lennon abaixo ou acessar o site do (hoje) museu por aqui.

John Lennon, Beatles e “Strawberry Fields Forever”

A inspiração de John com o histórico local começou desde cedo, já que ele costumava brincar com seus amigos perto de sua casa que ficava no subúrbio de Woolton, em Liverpool. A sua tia Mimi, que cuidou dele por boa parte da vida, era quem o levava ocasionalmente para o Strawberry Field.

Lá, ele se encantava com a banda do Exército da Salvação e, claro, aproveitava para brincar com as crianças do lar. Em entrevista de 1970, John chegou a dizer que “Strawberry Fields Forever” era uma das únicas duas “canções verdadeiras” que escreveu até aquele ponto:

Por conta de manias e muitas outras coisas, eu só escreveria especificamente sobre mim vez ou outra. As únicas canções verdadeiras que eu já escrevi foram ‘Help!’ e ‘Strawberry Fields Forever’. Elas foram as que eu realmente escrevi da minha experiência e não me projetando em uma situação e escrevendo uma boa história sobre isso, o que eu sempre achei falso.

Sem dúvidas, mais do que o local em si, a música dos Beatles está imortalizada na história e virou até homenagem ao próprio Lennon após sua morte. Na região do Central Park, de Nova York, que fica próxima ao prédio onde ele foi assassinado, uma área foi designada pela cidade (juntamente com Yoko Ono, sua viúva) para ser chamada de “Strawberry Fields”.

Abaixo, você pode conferir um vídeo que mostra como está o local hoje, registrando inclusive a chegada do icônico portão vermelho que já não estava mais lá.

Já marca aí na lista de lugares para visitar quando a pandemia passar!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!