Beatles, System Of A Down e White Stripes
Fotos: Divulgação / Shutterstock / Divulgação

Em todos os estilos do rock temos exemplos de ideias que se transformaram em músicas com menos de um minuto de duração.

Nomes como Beatles, System Of A Down, White Stripes, Ratos de Porão e vários outros apresentaram faixas curtas com algumas delas até ganhando status de clássicos nas discografias.

Se realmente tivéssemos “Um Minuto Para O Fim Do Mundo”, como diz a canção do CPM 22, você teria tempo pra ouvir qualquer um dos 10 sons que listamos abaixo.

Descendents – “Coffee Mug”

A influente banda de punk rock lançou Everything Sucks em 1996 e o álbum se tornou um dos mais importantes do estilo.

Após a abertura com os clássicos “Everything Sux” e “I’m The One” temos “Coffee Mug” que se tornou obrigatória nos shows e está entre as melhores do disco.

Beatles – “Her Majesty”

A menor música da discografia dos Beatles foi gravada por Paul McCartney e encerra o disco Abbey Road.

A canção com apenas 23 segundos causou polêmica devido a vários fatores: Paul não gostava muito dela e pediu para que fosse descartada, mas havia uma política interna na gravadora de não destruir nada da banda. Por um suposto erro, a canção foi parar no álbum mesmo tendo que ser descartada.

Por fim, ainda teve gente que viu um ar de ofensa à Rainha da Inglaterra no som.

Beach Boys – Meant For You

No disco Friends os Beach Boys apresentaram um trabalho com um clima mais singelo nos arranjos e harmonias vocais.

Com um som mais diferente do clássico Pet Sounds, o décimo quarto trabalho do grupo chega a ser um dos mais injustiçados da discografia.

White Stripes – “Little Room”

Em White Blood Cells a dupla formada por Jack White e Meg White já era um dos nomes mais aclamados do cenário e dava passos definitivos para alcançar o topo da carreira.

O terceiro disco do White Stripes, além de “Little Room”, trouxe destaques como “Fell In Love With A Girl” e “Dead Leaves and Dirty Ground”.

System Of A Down – 3″6″

O SOAD vinha de dois discos arrebatadores e na sequência lançou Steal This Album mostrando mais um arsenal de boas canções e hits como “Innervision”, “I-E-A-I-A-I-O” e a curta “36” que sintetizava em poucos segundos a poderosa massa sonora da banda.

https://open.spotify.com/track/2TyFfQ1OuubEwfxFvapfzC?si=cvaNOHlpQ06Vu3rnUD2GnQ

Ratos de Porão – “Caos”

16 músicas em 19 minutos tornariam “Crucificados Pelo Sistema” o primeiro disco gravado por uma banda de punk/hardcore na América Latina.

É praticamente impossível afirmar que alguma das músicas não sejam clássicos e “Caos” precisou de apenas 16 segundos e três frases na letra pra chegar nesse patamar.

blink-182 – “Happy Holidays, You Bastard”

Os singles “The Rock Show”, “First Date” e “Stay Together For The Kids” alavancaram as vendas e o sucesso absoluto do quarto disco do blink-182, Take Off Your Pants And Jacket (2001).

A banda americana continuava fazendo com maestria um punk rock cheio de melodias que se tornavam hits instantâneos, com algumas letras escrachadas como em “Happy Holidays, You Bastard”.

Dead Kennedys – “Short Songs”

Em seus shows e discos ao vivo, a banda punk liderada por Jello Biafra sempre tocava “Short Songs” que exaltava justamente o gosto por músicas de curta duração em sua letra com apenas uma frase em 29 segundos.

The Stones Roses – “Elizabeth My Dear”

Um dos pilares do movimento Britpop, os Stones Roses lançaram o elogiado álbum de estreia em 1990 tornando-se influência para toda uma geração de bandas que começava a dar os primeiros passos, como Oasis e Blur.

A bela faixa “Elizabeth My Dear” estava exatamente no meio do disco e trouxe um dedilhado no violão que funcionou perfeitamente.

Merda – “Maradona”

O Conjunto de Música Jovem Merda lançou o EP “Ganguinha do Merda” que traz 5 músicas em pouco mais de 5 minutos e faixas como “Xumaiker”, “Andy Irons”.

Na descontraída Maradona, Fabio Mozine e companhia dão alguns conselhos para o ídolo argentino. A faixa ganhou um vídeo clipe.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!