Zeca Pagodinho
Foto: Reprodução/YouTube

Qual é a diferença entre samba de roda, pagode, partido alto e samba-enredo? Para responder essa pergunta ninguém melhor que Zeca Pagodinho, o maior entendedor desse assunto no Brasil. Quer dizer…

Numa entrevista ao apresentador Jô Soares, provavelmente ainda na década de 90, o artista foi questionado sobre qual vertente do gênero mais gosta e, sobretudo, qual a diferença entre eles.

Para responder, Zeca cruza os dedos, respira fundo e inicia sua fala como se fosse dar uma aula sobre as diferenças técnicas de cada segmento, porém, o que vemos é um sambista confuso e dando a melhor resposta possível para o questionamento:

O samba é aquela batucada e tal. Mas o pagode é a mesma coisa. Tem vários tipos de samba: o pagode, o partido alto, o improviso, o samba-enredo. O sambada-enredo é fevereiro e o pagode é o ano inteiro

Jô, visivelmente mais confuso ainda que Zeca, insiste no assunto e diz que o pagode e o partido alto não têm muita diferença, arrancando uma expressão hilária de Zeca. “Bom…”, suspira.

Zeca Pagodinho e a diferença entre samba e pagode

O vídeo provavelmente é um dos mais engraçados que você vai ver hoje, até porque mostra ainda Zeca pausando a entrevista para dar uma golada num whiskey.

E no final, já desestabilizado, confessando que o faziam essa pergunta há oito anos, mas que nunca conseguiu responder, ele desabafa: “é uma coisa meio confusa. Eu vou levando assim: ‘é, não é’. Não tem diferença. É igual, mas é diferente.”

Juntos, Jô e Zeca chegam numa conclusão que, talvez, realmente seja a melhor resposta para a questão: “a grande diferença está exatamente nesta igualdade”, arrancando risos de todos. Sensacional!

Assista logo abaixo, bem como veja o incrível vídeo “Leveza”, de Gregório Duvivier no seu Greg News, onde ele falou sobre essa pérola do YouTube.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!