Santana em 2013
Foto do Santana via Shutterstock

Não há dúvidas de que as habilidades de Carlos Santana na guitarra são impressionantes, mas talvez suas opiniões sobre o novo Coronavírus não sejam tão consensuais assim.

Em uma nova entrevista à Rolling Stone sobre a cover de “Imagine”, de John Lennon, que lançou com sua esposa Cindy Blackman Santana, o músico foi perguntado sobre a chance de voltar a se apresentar antes de uma vacina estar disponível. E deixou bem claro que não teria problemas em fazê-lo, pois acredita em “milagres” e “nos xamãs, índios americanos e pessoas da terra”:

[Você se sentiria confortável em tocar antes de ser lançada uma vacina?] Sim. Eu não tenho medo da morte, mas eu ficaria muito preocupado pelo nosso amado público. Eu não gostaria que eles pagassem o preço. Eu não necessariamente acredito na vacina. Eu acredito em milagres e eu acredito que os xamãs, os índios americanos e as pessoas da terra têm os meios para transmogrificar as células moleculares do Coronavírus. Eu não necessariamente confio em humanos em um laboratório surgindo com a solução, porque são eles que estragaram tudo em primeiro lugar.

Em outro trecho da conversa, Santana deixa bem claro que quando fala de milagres não se refere a Jesus Cristo, Buda, Krishna, Madre Teresa ou o Papa — segundo ele, “todo mundo pode operar milagres ou bênçãos, você só precisa tirar o seu ego do caminho”.

Esse ego, de acordo com o músico, é o que faz as pessoas acreditarem que uma religião é melhor do que a outra. Para Carlos, “o aprendizado coletivo dessa situação [da pandemia] é que todos são convidados a se tornarem adultos espirituais”, o que ele define como “quando todos estamos no paraíso e não precisamos morrer”. Então tá, né?

Santana, “Imagine” e Coronavírus

Ainda que tenha sua própria fé, o casal Santana sabe bem que muitas pessoas estão sendo afetadas e passando fome devido à crise da COVID-19. Por isso, a versão da música de John Lennon lançada pela dupla é uma parceria com organizações que irão doar todos os lucros para ajudar a combater a fome durante esse período.

A cover também estará no disco Give the Drummer Some, que será lançado por Cindy Blackman Santana em Setembro deste ano. A música teve a aprovação de Yoko Ono, que divulgou um comunicado dizendo:

Agora mais do que nunca, é importante que todos nos juntemos para ter certeza que ninguém no nosso mundo passe fome. Eu estou empolgada que a bela versão de Cindy Blackman Santana e Carlos Santana para ‘Imagine’ esteja ajudando a dar um pontapé inicial nessa campanha importante e a trazer a visão do meu falecido marido John Lennon de um mundo pacífico, sem fome, a essa causa crítica.

Como parte do mesmo projeto SongAid estão ainda outras canções como “Save the Hammer for the Man”, de Tom Morello. Você pode ouvir e ver o clipe de “Imagine” logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!