Weezer - Pork And Beans

Há exatos doze anos, em maio de 2008, o Weezer lançava o clipe de “Pork And Beans”, estrelando alguns dos primeiros youtubers a habitarem o planeta Terra e fazendo referência a vídeos que viralizaram lá no começo da plataforma.

Caso você não saiba, a empresa acabou de completar 15 anos de idade, e antes de se tornar uma mídia onde artistas e empresas divulgam seus trabalhos e produtos, e claro, fazem lives, era apenas um site para compartilhar vídeos aleatórios, como experimentos de erupção após a junção de bala e refrigerante, bebês dançando e pessoas batendo seus recordes montando um cubo mágico.

Tudo isso, aliás, está presente no clipe do Weezer, que conta com nomes como Afro Ninja, famoso por um vídeo em que se desequilibra e cai num estúdio após dar um mortal; Gary Brolsma, mais conhecido como “Numa Numa”, dublando animadíssimo a música “Dragostea Din Tei” do grupo O-Zone; e até mesmo Tay Zonday, que viralizou em 2007 depois de lançar o vídeo de “Chocolate Rain”.

O clipe ainda traz paródias de comerciais de TV e até mesmo de trabalhos de outros artistas como Soulja Boy e Kevin Federline, ex-marido de Britney Spears. A própria cantora, aliás, também é lembrada no vídeo através do viral feito por Chris Crocker.

Na época, o diretor do videoclipe, Mathew Cullen, afirmou que a produção tinha o objetivo de celebrar a criatividade das pessoas e incentivá-las a serem felizes como elas são, tudo inspirado pelo episódio “Canada On Strike” da animação South Park e pelo clipe de “Sound of Your Voice” do Barenaked Ladies (assista abaixo). Ambos abordam a temática de virais, memes e usuários do YouTube.

Todos que aparecem na gravação foram levados de avião para Los Angeles, na Califórnia, onde foram feitas as filmagens. Foram quatro dias de trabalho até finalizar todos os takes e ter o clipe pronto.

Weezer e o clipe de “Pork And Beans”

O clipe de “Pork And Beans” ganhou um Grammy de Melhor Vídeo Musical em 2009 e foi indicado a outros prêmios como o VMA da MTV e o People’s Choice Awards, nas categorias de Melhor Edição e Favorite Online Sensation, respectivamente.

O vídeo alcançou mais de quatro milhões de views em sete dias, se tornando o mais assistido da semana de seu lançamento. Foi também o mais popular do mês em junho, batendo 7,3 milhões de visualizações no dia 16 de junho de 2008. Um clássico!

Assista:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!