Quadrinho do KISS, 1977
Foto via Amazon

Em 1977, o KISS estava no auge de sua popularidade fortemente baseada na imagem chocante da banda. E, como os bons marqueteiros que sempre foram, resolveram surfar na onda de uma maneira bem peculiar em uma parceria com a Marvel para um quadrinho.

Além de virarem heróis na história, alguém próximo ao grupo deu a ideia de que fossem utilizadas amostras do sangue dos integrantes misturada à tinta vermelha que estaria na obra. É claro que os caras adoraram, e chegaram até a posar para fotos com Stan Lee na ocasião em que o sangue foi colhido.

Continua após a foto

KISS com Stan Lee

Quem garante que a ideia não foi da banda em si é o próprio Gene Simmons. Em entrevista resgatada pelo Snopes, ele diz:

Conforme o projeto do quadrinho do KISS foi seguindo em frente, alguém teve a ideia de colocar sangue de verdade na tinta. Não fui eu — talvez tenha sido o Bill [Aucoin, empresário da banda] ou o Sean [Delaney, o ‘quinto membro’ do KISS]. Nós entramos em um DC3, um desses grandes jatinhos, e voamos até Buffalo para a fábrica de impressão da Marvel, onde eles colocam a tinta e fazem os quadrinhos. Um público notável viu o nosso sangue sendo colhido.

KISS, Marvel e a tinta misturada com sangue

Para não deixar nenhuma duvida da autenticidade do que havia acontecido, os membros da banda assinaram um documento preparado por Bill Aucoin, empresário da época, que passou a ser conhecido como “o contrato do quadrinho do KISS” e atestava que os membros haviam de fato doado sangue para ser misturado à tinta:

Continua após a foto

KISS, certificado de doação de sangue
Foto via Snopes

O presente documento certifica que os membros do KISS, Gene Simmons, Ace Frehley, Paul Stanley e Peter Criss, doaram sangue individualmente que será coletivamente misturado à tinta vermelha que será usada na primeira edição do quadrinho Marvel/KISS. O sangue foi extraído no dia 21 de Fevereiro de 1977 no Nassau Coliseum e está sob refrigeração até este dia em que foi entregue à fábrica Borden Ink em Depew, Nova York.

A carta ainda certifica que foi há exatos 43 anos, em 26 de Maio de 1977, que os quatro integrantes da banda naquele momento assinaram a declaração.

Anos depois, fica evidente que tudo aquilo não passou de uma grande cena — algo que o KISS sempre curtiu fazer. Talvez não pareça tão chocante hoje, mas naquele momento da história a subversão dos roqueiros era de deixar qualquer pai e mãe desesperado; e é claro que os jovens fãs da música adoravam isso.

No vídeo abaixo, você pode ver uma entrevista (em inglês) com o próprio Paul Stanley, que novamente confirma o acontecimento e fala um pouco mais sobre toda a relação da banda com a produtora de quadrinhos. Além disso, ele garante que (felizmente) a tinta amarela não foi misturada com nada!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!