John Frusciante e Flea - Red Hot Chili Peppers
Foto: Juan Ocampo / Staples Center
 

No último final de semana, Flea e John Frusciante, baixista e guitarrista do Red Hot Chili Peppers, deram um presente aos fãs.

Como te contamos por aqui, eles participaram de um programa na Dublab Radio e por lá, durante duas horas, listaram quais músicas mais influenciaram a forma como eles tocam seus instrumentos, não apenas as colocando pra tocar como também comentando as escolhas.

Quem já transcreveu tudo que aconteceu no Sábado foi o fansite RHCP Brasil e nós resgatamos alguns destaques entre as 25 canções por aqui.

Nota: uma versão anterior do post falava em 21 músicas, mas foram 25 no total. Quatro delas não estão nas plataformas de streaming, por isso não aparecem na playlist.

Músicas Favoritas de Flea e John Frusciante

Após a transmissão ficou bem claro que o Punk Rock foi fundamental para a carreira dos dois músicos.

Na lista aparecem bandas como Germs, Adolescents, Buzzcocks, China White, Twisted Roots e mais.

Antes de comentar os sons, eles explicaram que o convite partiu de Frusciante para que, da sua casa, ele e Flea falassem sobre canções que moldaram as suas próprias sonoridades.

Ao falar das bandas especificamente, comentaram sobre a influência do Germs, que aparece até na placa de um carro no clipe de “Californication”, e celebraram o Twisted Roots, principalmente sua vocalista Kira Roessler.

Vale destacar aqui que Pat Smear, hoje no Foo Fighters, fazia parte das duas bandas.

Continua após o vídeo

Jazz, funk, fusion, new wave

Assim como a sonoridade dos Peppers, as escolhas de Flea e Frusciante mostraram misturas pra lá de interessantes que formam o caldeirão chamado Red Hot Chili Peppers.

Não à toa, aparecem na lista bandas como Defunkt, que misturava punk e jazz, DEVO, que ficou conhecido por misturar elementos modernos e eletrônicos a sons orgânicos, e Material, que fazia experimentações das mais diversas tanto em estúdio quanto no palco.

Michael Beinhorn, que tocou na última, produziu os discos The Uplift Mofo Party Plan e Mother’s Milk.

Além dos Peppers, ainda trabalhou com Social Distortion, Violent Femmes, Soul Asylum, Aerosmith, Soundgarden, Ozzy Osbourne, Marilyn Manson e mais.

Nomes gigantescos como The B-52’s, Peter Gabriel, Talking Heads e David Bowie também estiveram entre as escolhas da dupla, e Flea ainda colocou pra tocar uma canção do 45 Grave, que o marcou por um show que ele viu ao lado de Anthony Kiedis.

Mais uma vez o Germs se faz presente já que o baterista Don Bolles também tocou com a banda.

Continua após o vídeo

Do lado de Frusciante, ele revelou que além de Jimi Hendrix, seu outro guitarrista favorito é Adrian Belew, e a escolhida do cara foi “Paint The Road”.

Você pode ouvir uma playlist no Spotify feita pelo RHCP Brasil logo abaixo (ela conta com 21 músicas, já que quatro não estão na plataforma). Para ver todos os comentários transcritos, é só clicar aqui.