Metallica - Until It Sleeps

23 de Maio de 1996 foi uma data muito importante para a carreira do Metallica.

Nesse dia, a aclamada banda de Heavy Metal liberou para o mundo um clipe oficial de “Until It Sleeps”, canção presente no disco Load (1996).

Essa fase da banda foi um tanto quanto turbulenta já que com 15 anos de carreira o quarteto californiano queria respirar novos ares e tanto o disco quanto a canção são exemplos claros de uma nova sonoridade distante do thrash metal.

A própria canção aqui retratada foi criticada pela base de fãs mais “purista”, que não aceitava os novos direcionamentos, e quando o novo clipe veio, algo chamou a atenção.

Metallica, os Cortes de Cabelo e os Novos Looks

Não estamos falando de um solo de guitarra (ou a falta dele), um timbre de bateria (!) ou letras polêmicas: o que realmente chamou a atenção foi o fato de que no clipe oficial de “Until It Sleeps”, os quatro integrantes do Metallica aparecem com cabelos curtos.

Com o público acostumado a ver James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e o então baixista Jason Newsted com longas madeixas típicas do Metal, rapidamente o fato deles terem cortado seus cabelos virou notícia e um novo motivo para críticas.

Em uma matéria publicada pelo site Ultimate Classic Rock em 2016, o editor se lembra de uma declaração do baterista Lars Ulrich, que não acreditou na reação:

Eu fiquei surpreso pelo tamanho da reação. Quero dizer, o que poderia ser mais inútil do que discutir a respeito do comprimento do cabelo do nosso baixista?

Mas eu acho que a gente deveria ter antecipado isso. Para muita gente o Metallica é metal, e existe um código, um estilo de vida, uma atitude nós-contra-eles que você tem que observar para manter todo mundo contente.

O músico ainda explicou por que as mudanças vieram, e disse:

Eu tenho 33 anos de idade agora. O que se aplicava quando eu tinha 19, não posso mais me responsabilizar por isso. Não me entenda errado, eu amo a música. Mas aquela atitude de 19-anos-de-idade-vamos-estragar-tudo, não posso mais fingir que tenho isso.

Para mim, a coisa mais triste do mundo é ver caras de 35 anos de idade no palco com seus aparatos de couro fingindo ainda ser rebeldes. Eu gostaria de dizer para eles, ‘Acordem!’

James Hetfield também se manifestou a respeito, e disse:

Eu acho que estamos tentando dizer que não importa porra nenhuma. Você não precisa ter um certo look para gostar desse tipo de música. Eu quero dizer… acontece. Há visuais que as pessoas gostam de associar com isso, mas é só cabelo. Não há porra de problema nenhum.

Concorda com Papa Het?

Clipe de “Until It Sleeps”

Em tempo, o clipe foi dirigido por Samuel Bayer, lenda dos Anos 90 que, entre outras coisas, foi o responsável pelo lendário vídeo oficial de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, além de ter trabalhado com Green Day, Smashing Pumpkins, Ozzy Osbourne, Ramones, Iron Maiden, My Chemical Romance e muito mais.

Em cena, vemos os integrantes da banda interagindo com obras de arte de Hieronymus Bosch, principalmente em um contexto que simboliza a “Queda do Homem”.

LEIA TAMBÉM: 21 clipes dirigidos pelo influente Samuel Bayer

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!