LADAMA
Foto por Yanina May

Brasil, Venezuela, Colômbia e Estados Unidos. Essa é a mistura feita pela LADAMA, um coletivo de quatro mulheres oriundas de cada um dos países citados que compartilham as tarefas vocais.

Lara Klaus (que também toca bateria) é a representante brasileira — e pernambucana — no projeto, e serve também como voz principal em “Nobreza”, primeiro single do disco OYE MUJER, previsto para ser lançado em Junho via Six Degrees Records.

A faixa está disponível em primeira mão aqui no TMDQA!, e conta ainda com dois conterrâneos de lara — Spok, no saxofone, e Lucas dos Prazeres, na percussão — como convidados especiais. Completam a formação da banda Mafer Bandola (badola llanera/voz, Venezuela), Daniela Serna (tambor alegre/voz, Colômbia) e Sara Lucas (guitarra/voz, EUA).

A canção, que trata da luta cotidiana que a classe trabalhadora no Brasil enfrenta de forma honesta e digna, vem com fortes influências de ritmos afro-brasileiros e acompanhada de um lyric video assinado pela Produções Ordinária. Uma das sócias da produtora, Marila Cantuária, explicou as inspirações para a obra visual:

A partir da letra da música, cujo tema foi recebido por nós como uma homenagem às mulheres trabalhadoras, às diversas culturas e identidades dissidentes na América Latina, eu e Chia Beloto pensamos em como criar uma estética que remetesse tanto ao digital, quanto ao recorte ‘cru’, para representar imageticamente o trabalho da banda e compor com as tipografias digitais, já que nossa animação é feita com recortes de verdade. Tudo foi animado manualmente e fotografado, para depois receber finalização digital, um processo muito delicado e minucioso.

Logo a seguir, você confere o vídeo do novo single e mais informações sobre Oye Mujer!

Novo disco da LADAMA

Oye Mujer será o segundo disco da LADAMA, e promete uma “declaração urgente para mulheres de todo o mundo”. Com a ajuda do baixista nova-iorquino Pat Swoboda e do produtor brasileiro Kassin (Jorge Ben, Bebel Gilberto, Caetano Veloso), o álbum se alterna entre espanhol, português e inglês em suas 10 faixas.

Você já pode fazer o pre-save do trabalho por aqui!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!