Damon Albarn em live
Reprodução/YouTube (via Live for Live Music)

Damon Albarn é mais conhecido por ser o líder de grandes projetos como o Blur e o Gorillaz, mas também tem uma prolífica carreira solo e estava se preparando para embarcar uma turnê por agora quando o Coronavírus frustrou seus planos.

Nessas datas, Damon iria estrear um novo projeto intitulado The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flowso qual foi fortemente inspirado por paisagens da Islândia. A sonoridade, aliás, vem com uma enorme semelhanças ao post-rock característico do Sigur Rós — portanto, se for fã de seus outros projetos, não estranhe a mudança.

Sobre a faixa-título, com a qual ele abriu a apresentação realizada em um celeiro, Albarn revela que a inspiração veio do poema “Love and Memory”, de John Clare:

Naquele momento, eu não estava realmente focando no aspecto de amor e memória [‘love and memory’] do poema. Era só essa frase forte, cheia de esperança que meio que ficou comigo por tanto tempo. Mas agora, o título do poema parece muito pungente.

Além disso, ele ressalta que está sendo acompanhado por gravações de ensaios para os shows que começariam agora em Maio. Mas lembra que, nas apresentações em questão, ele estaria acompanhado de uma orquestra — e, sinceramente, mal podemos esperar para ver essas músicas tão diferentes do seu normal sendo executadas dessa forma especial.

As datas europeias foram inicialmente adiadas para 2021 e não há previsão de passagem pelo Brasil. Por enquanto, você confere o vídeo completo da live feita por ele logo abaixo.

Nova música de Damon Albarn

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!