João Carvalho
Crédito: Laura Garcia

O vocalista da El Toro Fuerte, João Carvalho, aproveitou o hiato da banda para gravar seu EP solo, Um Universo Brincando de Ser Gente, lançado exclusivamente pela plataforma Bandcamp. O compacto é composto por cinco canções que passeiam pelo jazz, rock e mpb.

João vai doar todos os lucros do lançamento à redes de solidariedade que atuam na crise humanitária do coronavírus.

Todo esse EP foi produzido alguns meses antes da atual pandemia global do COVID-19. Decidi liberá-lo agora mesmo, porque carrega para mim uma aura presciente e espiritual.As músicas lidam com uma espécie de revolução cosmológica e a necessidade de uma interdependência global que vincule ciência e conhecimento, entidades humanas e desumanas, o corpo da terra e os processos hipnóticos de poder e amor; em geral, fala de um processo profundo de desemaranhamento e da necessidade de se reunir novamente em novas formações.

As doações serão revertidas para a compra de suprimentos básicos para famílias nas favelas e ocupações urbanas de Belo Horizonte (MG) durante a pandemia do Covid-19.

Um Universo Brincando de Ser Gente by Sentidor

Oblomov

Oblomov
foto: divulgação

O duo goiano Oblomov liberou no YouTube o clipe para a canção “Noites Longe de Você”, primeiro lançamento da banda desde o EP homônimo de 2017.

Com direção dos próprios integrantes João Victor e José Eduardo, que também aparecem em cena ao lado da atriz Ellen Fernanda, o vídeo mostra imagens dos córregos da cidade de São Simão e da praia artificial do Lago Azul, no interior de Goiás.

Benke Ferraz, guitarrista do Boogarins, banda conterrânea do Oblomov, já fareja o talento da dupla há algum tempo e rasgou elogios sobre o EP de estreia.

O novo single “Noites Longe de Você” marca uma nova fase da banda e também a entrada da dupla no casting do selo gaúcho Honey Bomb, encabeçado por membros da Catavento e já reconhecido por lançar novos artistas da cena independente brasileira, como Bike, Supervão, My Magical Glowing Lens, Marrakesh, entre outros.

Soul Vibe

The Soul Vibe
foto: Meirelle Jr.

O vocalista da Tribo de Jah, Fauzi Beydoun, anunciou o retorno de seu projeto solo, o Soul Vibe, com o relançamento do álbum The Many Ways Of Love. A novidade faz parte das comemorações da Tribo, que completa 35 anos em 2020, e por isso também foi divulgado um lyric video para a faixa “The Road Of Victory”.

“Há 11 anos, moro em São Luís, na Estrada da Vitória, foi justamente daí que surgiu o nome da primeira faixa desse álbum. Pode soar algo trivial, mas é um mote para uma canção intensa que traz um sentimento profundo e uma letra carregada de sentido existencial ou até filosófico. Características que fazem parte do meu projeto solo como um todo”, afirma Fauzi, que mistura reggae, blues, bossa nova e soul music no trabalho paralelo.

A banda do projeto Soul Vibe é formada por Moisés Mota (baterista), Davi Cunha (baixista),Wallyson Pereira (guitarrista) e Marcelo Ferreira (teclado). Todos os músicos são radicados em São Luís/MA, cidade conhecida como a Jamaica brasileira.

Semper Volt

Semper Volt
foto: divulgação

O cantor João Tenório, conhecido artisticamente como Semper Volt, aproveitou o período de quarentena para lançar o clipe para a música “Se Juntou”. A faixa é o terceiro lançamento do seu primeiro disco Cristal, previsto para sair neste ano.

Inspirado em “Sledgehammer”, do Peter Gabriel, feito também em stop-motion, Semper Volt, para produzir o vídeo, trabalhou com a equipe que tinha em casa: a mulher e a filha.

“O clipe nasce da limitação, de não poder juntar pessoas, o que dificulta muitíssimo as filmagens. O curioso é que se não estivesse numa quarentena, talvez eu não tivesse feito esse vídeo desse jeito, porque a técnica demanda muito tempo e paciência. Os bons clipes são os que não tentam ser literais, mas oferecem outra perspectiva sobre a música e dessa colisão criam outros significados. Foi o que tentei fazer aqui em casa com a ajuda da minha companheira e da minha filha. O clima caseiro, que partiu de uma limitação, acaba retratando o momento que estamos vivendo, isolados em nossas casas”, conta Semper Volt, que dirigiu o próprio vídeo.

Astronova

Astronova
foto: divulgação

A banda paulista de hardcore Astronova disponibilizou nas plataformas de streaming o clipe para a faixa “1403”. Em meio ao isolamento social, o grupo convidou amigos e outros artistas para participarem do vídeo sem sair de casa, como se estivessem em uma vídeo chamada.

Este é o quarto single do EP Anomia. Omissão. Opressão. Ascensão., lançado no ano
passado. O título do compacto faz alusão à data em que a vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, foram brutalmente assassinados no Rio de Janeiro, em 2018.

“Os versos são uma espécie de falar para si e para o próximo, traduzindo em música
sentimentos como ódio e revolta”, diz o guitarrista Luís Paulo, compositor da canção.

Completam a formação da Astronova Chello Harada (voz), Junior Costa (baixo vocais), Felipe Sibon (guitarra) e Thi Murbach (bateria).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!